TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Química Geral

Por:   •  19/3/2024  •  Ensaio  •  2.803 Palavras (12 Páginas)  •  30 Visualizações

Página 1 de 12

Questão 1/10 - Química Geral

Leia o seguinte fragmento de texto:

“A tendência de variação dos raios entre os diversos elementos de uma mesma família é mais facilmente previsível. À medida que aumenta o número atômico dentro do grupo, maior será o raio atômico, pois o número de camadas vai aumentando – quanto maior o número de camadas, maior o tamanho”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MAIA, D. J.; BIANCHI, J. C. de A. Química geral: fundamentos. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. p. 64.

Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Estrutura atômica e tabela periódica, sobre as propriedades periódicas, analise as afirmativas:

I.   A força com que o núcleo atrai os elétrons de valência determina o raio atômico.
II.  A energia de ionização é maior para átomos maiores e de menor carga nuclear.
III. Átomos com afinidade eletrônica mais negativa têm mais tendência de aceitar um elétron.
IV.  A capacidade de átomos atraírem elétrons que estão ligados quimicamente a outros átomos é chamada de eletronegatividade.

Está correto apenas o que se afirma em:

Nota: 10.0

A

I e II

B

II, III e IV

C

III e IV

D

I, II e IV

E

I, III e IV

Você assinalou essa alternativa (E)

Você acertou!

Comentário: A afirmativa I é correta, pois “[...] o raio atômico é determinado pela força com que os elétrons de valência são atraídos pelo núcleo” (texto-base Estrutura atômica..., p. 47). A afirmativa II é incorreta, pois “[...] a energia de ionização é tanto maior quanto maior for a carga nuclear, quanto menor for o tamanho do átomo [...]” (p. 50). A afirmativa III é correta, pois “[...] quanto mais negativa a afinidade eletrônica maior a tendência do átomo para aceitar um elétron” (p. 51). A afirmativa IV é correta, pois “a eletronegatividade de um elemento é uma medida da tendência relativa dos seus átomos para atrair elétrons para si, quando estão quimicamente ligados a outros átomos [...]” (p. 52).


Questão 2/10 - Química Geral

Leia o seguinte fragmento de texto:

“A ligação covalente ou molecular é evidenciada por átomos de alta eletronegatividade, como os dos não metais, que têm grande tendência de atrair elétrons. Essa interação entre átomos eletronegativos se dá por uma atração simultânea, não havendo a transferência de elétrons, mas sim um compartilhamento de pares de elétrons pertencentes a átomos distintos”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CHRISTOFF, P. Química geral. Curitiba: Intersaberes, 2015. p. 158.

Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Ligações químicas: ligação iônica, covalente e metálica, sobre ligações covalentes, leia as afirmativas e, em seguida, assinale V para verdadeiras e F para falsas:

I.   ( ) Átomos iguais compartilham elétrons de valência, pois isso os torna a molécula formada mais estável quanto à tendência de perder elétrons.
II.  ( ) Átomos que doam, compartilham ou recebem elétrons se diferem em sua configuração eletrônica em relação aos gases nobres.
III. ( ) Apenas elétrons que se encontram na camada de valência podem ser compartilhados em uma ligação covalente.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

 

Nota: 0.0Você não pontuou essa questão

A

V – F – F

B

F – V – F

C

V – F – V

Comentário: A afirmativa I é verdadeira, pois “dois átomos iguais se unem para compartilhar seus elétrons de valência porque a matéria formada apresenta geralmente maior potencial de ionização e menor afinidade eletrônica, ou seja, torna-se mais estável em relação a tendência dos elétrons de escaparem do sistema” (texto-base Ligações químicas..., p. 16). A afirmativa II é falsa, pois “a chamada regra do octeto surge do fato de que, quando os átomos doam, recebem ou compartilham elétrons de tal forma que passam a apresentar configuração eletrônica semelhante à dos gases nobres, eles tornam-se mais estáveis em relação a tendência dos elétrons de escaparem do sistema” (p. 16). A afirmativa III é verdadeira, pois “observamos que somente os elétrons de valência, ou seja, aqueles que estão na última camada e, consequentemente, com maior energia, estarão disponíveis para serem [...] compartilhados [...]” (p. 16).

D

V – V – F

E

F – V – V

Você assinalou essa alternativa (E)


Questão 3/10 - Química Geral

Leia o seguinte fragmento de texto:

“[...] Regra do octeto: átomos tendem a ganhar, perder ou compartilhar elétrons até que estejam circundados por oito elétrons de valência. [...] Existem exceções à regra do octeto, [...] mas ela é uma diretriz útil para a introdução de muitos conceitos importantes de ligação”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BROWN, L. T. et al. Química: a ciência central. Trad. Eloiza Lopes, Tiago Jonas, Sonia Midori Yamamoto. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2016. p. 318, 319.

Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Ligações químicas: ligação iônica, covalente e metálica, sobre a regra do octeto, analise as afirmativas e, em seguida, assinale V para verdadeiras e F para falsas:

I.   ( ) Elétrons de gases nobres têm menos tendência a escapar do sistema.
II.  ( ) Sistemas semelhantes ao dos gases nobres são menos estáveis.
III. ( ) Um conjunto de átomos que compartilha, recebe ou doa elétrons se torna eletronicamente parecido com os gases nobres.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (247.6 Kb)   docx (134.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com