TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Química Geral e Inorgânica

Por:   •  4/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.161 Palavras (5 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – CCBS

Instituto de Biociências – IBIO

Departamento de Ciências Naturais – DCN

Disciplina: Química Geral e Inorgânica

Professora:

Aluno:

Curso:

Turma:                                                                              Nº da prática:

Prática realizada no dia:

Medições e erros

Rio de Janeiro

Semestre 1                                                                                        ano 2018

  1. INTRODUÇÃO

Neste relatório, medições foram realizadas com a intenção de que haja melhor compreensão do método de leituras em instrumentos, observação dos erros inerentes tanto aos métodos quanto aos instrumentos utilizados e cálculos com o número correto de algarismos significativos.

Quando uma grandeza é medida, o valor determinado tem precisão limitada por fatores como a incerteza experimental associada ao instrumento, a habilidade do experimentador e o número de medições efetuadas. Dessa forma, faz-se necessário ter atenção aos erros em coletas de dados.

[pic 1]

Para cada tarefa, os valores medidos foram de formas arbitrária para em seguida ser anotado na tabela de resultados (tabela 1).

Cada instrumento possui o seu erro absoluto que, quando comparado às quantidades medidas, mostrou seus erros relativos percentuais. Para o cálculo do erro percentual, foi respeitado o número de algarismos significativos, de acordo com a regra de arredondamento de casas decimais para que o valor encontrado tenha valor científico. Os experimentos se realizam para a obtenção de dados que, de acordo com a necessidade, tem as mais diversas aplicações. Dessa forma, um método confiável é indispensável para que os dados sejam obtidos de forma correta. Nesse sentido, os dados experimentais são passíveis de erros e, esses, podem ser provindos por diversos fatores.

Erros grosseiros podem e devem ser evitados ao fazer as medidas com atenção e cuidado. Os erros sistemáticos, provindo dos instrumentos e métodos, não podem ser evitados, mas podem ser compensados. Já os erros acidentais não podem ser previstos, mas podem ser evitados com atenção às circunstancias do experimento.

[pic 2]

APRESENTAR MAIS CONCEITOS (alg significativos, erro absoluto, erro relativo,, conceitos de medição, etc)

  1. OBJETIVO

O objetivo desta prática é fazer medições em diferentes instrumentos, observar o grau de precisão de cada um, anotar os dados coletados considerando o erro absoluto e calcular o erro relativo percentual.

  1. MATERIAIS E MÉDOTOS
  1. Materiais
  2. Métodos
  3. Esquema de Aparelhagem

NÃO ENUMERAR AS TAREFAS

Para cada tarefa, foram obedecidas as direções do roteiro para cada uma. Após término de cada etapa, os valores encontrados foram anotados na tabela 1.

Para o primeiro experimento, foi-se utilizado uma proveta de 50,0ml e, com o auxílio de uma pisseta contendo água destilada, foram acrescentados o volume de 6,9ml de líquido. A seguir, o volume foi acrescido até a marca de 31,0ml.

No segundo experimento, uma pipeta graduada de 10,00ml foi enchida com a utilização de uma Pera de sucção e água destilada contida em um Becker. Primeiramente, foi necessário pipetar a água acima do traço de referência (zero) para, em seguida, acertar o zero. A partir daí, foram escoados em sequência os valores de 1,10ml e 5,50ml de volta para o Becker, respectivamente.

Na terceira tarefa, uma pipeta volumétrica de 10,00ml e outra de 20,00ml foram enchidas de água de forma análoga à pipeta graduada no segundo experimento. O volume escoado foi medido com a transferência para um Erlenmeyer.

No quarto experimento, foram utilizados um balão volumétrico de 100,00ml e outro de 250,00ml. Nesse caso, foram introduzidos ponta de espátula de NaHCO3 (Bicarbonato de Sódio) em ambos os balões, acrescentados água destilada com a pisseta, dissolvidos o sal para, em seguida, acrescentar novamente água até o traço de referência. Para melhorar a precisão, o traço de referência foi atingido com o auxílio do conta gotas.

No quinto experimento, uma bureta de 25,00ml foi enchida com água destilada usando a pisseta. A seguir, a água foi escoada para que a parte inferior fosse enchida. Posteriormente, a bureta foi novamente enchida com a pisseta até acima do traço de referência para depois acertar o zero usando a torneira. Após isso, foi medido o volume escoado de 2,50ml

Na sexta tarefa, foi colocado vidro de relógio sobre a balança para tarar a balança. Em seguida, foi colocado Na2CO3 (Carbonato de Sódio) com o auxílio de uma espátula no vidro e foram encontrados os valores de 0,99g e 11,14g, respectivamente.

Na sétima tarefa, com o uso da fórmula apresentada e de uma calculadora científica, foi calculada a porcentagem de H2O2 na água oxigenada, com base nos dados presentes no roteiro:

[pic 3]

  • Volume de água oxigenada = 2,0ml
  • Volume de  16,24ml[pic 4]
  •  = 6,82 L-1[pic 5]
  •  = 158,1 g.mol-1[pic 6]
  •  = 34,02 g.mol-1[pic 7]

Não fazer essa conta aqui

        Além disso, utilizando-se do valor encontrado em cada experimento e o erro absoluto do instrumento de medida, foi possível encontrar o erro relativo percentual de cada resultado. Para encontrar esse valor, a fórmula usada foi:

  1. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Tabela 1. Valores obtidos em cada tarefa

Instrumento

Quantidade Medida

Erro Absoluto do instrumento de medida

Erro relativo percentual

Nos algarismos significativos

Algarismo duvidoso

Proveta

ml

± 0,5ml

%

2

Proveta

ml

± 0,5ml

%

3

Pipeta graduada

ml

± 0,05ml

%

3

Pipeta graduada

ml

± 0,05ml

%

3

Pipeta volumétrica

ml

± 0,03ml

%

4

Pipeta volumétrica

ml

± 0,03ml

%

4

Balão Volumétrico

ml

± 0,02ml

%

5

Balão Volumétrico

ml

± 0,02ml

%

5

Bureta

ml

± 0,02ml

%

3

Bureta

ml

± 0,02ml

%

4

Balança

g

± 0,01g

%

2

Balança

g

± 0,01g

%

4

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (152.5 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com