TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Redução teor de Sólidos

Por:   •  15/7/2017  •  Projeto de pesquisa  •  6.269 Palavras (26 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 26

Introdução

Esse trabalho foi elaborado para desenvolver um processo com o intuito de produzir água mineral com teor de sódio reduzido.

A ideia surgiu ao questionar qual seria o método para manter uma água leve (baixo teor de sódio) de boa qualidade, considerando-se sua abundância na natureza, bem como sua fácil solubilidade em água.

Escolhemos o método de desmineralização. No qual, misturamos a água mineral com a desmineralizada reduzindo assim as concentrações.

Esse processo de desmineralização por resinas de troca iônica torna-se importante e inovador partindo do princípio que a água existente no mercado com baixo teor de sódio está diretamente ligada à fonte da qual fora extraída, e fica sujeita as variações naturais do teor de sódio. Por esse motivo, são observadas grandes variações de teores de sódio quando comparamos o produto, de mesma marca, porém de fontes diferentes.

Por conseguinte, estabelecer um método que regularize as quantidades de sódio na água reduzindo sua flutuação pode viabilizar um mercado com garantia da qualidade neste quesito.

Capitulo 1

Água mineral

Segundo a Companhia de Pesquisa de Recursos Naturais(CPRM), águas Minerais são aquelas que atingiram os limites mínimos para classificação estabelecidos pelo Código de Águas Minerais (Artigos 35 e 36). Presença de elementos químicos especiais (flúor, lítio e vanádio) na composição são classificatórios, mas caberá ao DNPM decidir (Artigo 35, parágrafo 1º) a classificação devido à inexistência de limites quantitativos legais1.

A água mineral é extraída diretamente de fontes naturais ou captada artificialmente de poços subterrâneos tendo em sua composição sais minerais, oligoelementos e demais compostos que variam de acordo com a sua fonte.

A água é essencial para os processos de digestão, absorção, circulação e excreção que ocorrem no organismo, constitui o meio de transporte de nutrientes para as células, participa diretamente da regulação da temperatura corpórea e ainda auxilia todos os órgãos a funcionarem adequadamente, em especial rins e o intestino. A água carrega oxigênio e nutrientes essenciais para todas as células, e além de lubrificar os músculos e articulações, mantém o nível de energia e reduz o cansaço e ainda protege o organismo contra o envelhecimento. Um adulto precisa tomar, 35ml de água por quilo de peso, isso significa que uma pessoa que pesa 60Kg terá que ingerir pelo menos 2,1L de água por dia para permanecer saudável, não faz parte dessa conta outras bebidas como refrigerantes, água tônica, água aromatizada e bebidas alcoólicas, já os sucos naturais, de água de coco e os chás de ervas podem substituir em parte a água, somando até 1L ingerido diariamente. É importante evitar bebidas ricas em açúcar ou sódio, conservantes, corantes, acidulantes e aromatizantes4.

 Os riscos de abrir mão desse cuidado são inúmeros, pode ocorrer o acúmulo de toxinas pelo corpo e sobrecarregar o fígado e os rins. Os principais sintomas da ingestão inadequada de água são: dores de cabeça, dores musculares, aumento da pressão arterial, desidratação da pele e também dos cabelos, infecções urinárias e pedra nos rins8.

Importância dobaixo teor de sódio na água mineral

O sódio é um mineral imprescindível no organismo, todavia, em alta concentração torna-se maléfico no organismo. Na realidade, devido suas funções especificas, em quantidades incorretas pode acarretar danos no metabolismo, variando entre fraqueza até mesmo uma parada respiratória, em casos mais agravados. A maior parte dos alimentos contém sódio, ainda que em baixíssimas quantias, havendo deste modo, extrema facilidade na reposição necessária ao organismo. Deste modo, averígua-se que água com baixo teor de sódio, além de não aumentar os teores do mineral, auxilia na remoção do excesso presente no corpo, em razão da força de atração existente entre o sódio e a água3.

Água: prevenindo e tratando

De acordo com a Revista Viva Saude da uol, alguns problemas de saúde como a desidratação, a diarreia e o cálculo renal podem ser prevenidos e tratados com água de composições específicas. Mas, nos casos de tratamento, isso deve ser feito com acompanhamento médico o qual analisará a viabilidade de associar o tratamento com os medicamentos já utilizados.

Os tipos enriquecidos, natural ou artificialmente, têm propriedades terapêuticas:

  • Ácida: esse tipo regulariza o pH da pele.
  • Alcalina Bicarbonatada: gastrites e úlceras gastroduodenais, hepatite, diabetes e doenças cardiovasculares;
  • Alcalina Terrosa Cálcica: boa para o raquitismo e colites e consolidação de fraturas, reduz a sensibilidade em casos de asma, eczemas, dermatoses e bronquites. Além de ação diurética;
  • Alcalina Terrosa Magnesiana: indicada nos casos de insuficiência hepática, fermentação intestinal e enterocolite crônica;
  • Carbogasosa: diurética, digestiva e, estimula o apetite. Eficaz contra hipertensão arterial, cálculos renais e de vesícula;
  • Carbônica: reduz o apetite e hidrata a pele;
  • Ferruginosa: indicada para anemia, parasitose, alergias e acne juvenil. Estimula o apetite;
  • Radioativa: diurética, favorece a digestão, dissolve cálculos renais e biliares. Atua contra reumatismo, filtra o excesso de gordura do sangue, elimina ácido úrico, diminui a viscosidade do sangue, tem ação analgésica nas afecções renais, é estimulante glandular e da sexualidade e, laxante.
  • Sulfurosa: indicada para casos de reumatismo, doenças de pele, artrite e inflamações.


Classificação química das águas minerais

Art. 35 - As águas minerais serão classificadas, quanto à composição química em:

I –oligominerais: quando, apesar de não atingirem os limites estabelecidos neste artigo, forem classificadas como minerais pelo disposto nos §§ 2° e 3°, do Art. 1º da presente lei;

II - radíferas, quando contiverem substâncias radioativas dissolvidas que lhes atribuam radioatividade permanente;

III - alcalino-bicarbonatadas: as que contiverem, por litro, uma quantidade de compostos alcalinos equivalentes, no mínimo, a 0,200 g de bicarbonato de sódio;

IV - alcalino-terrosas: as que contiverem, por litro, uma quantidade de compostos alcalino-terrosos equivalente, no mínimo, a 0,120 g de carbonato de cálcio, distinguindo-se:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.1 Kb)   pdf (745.3 Kb)   docx (371.9 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com