TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SEPARAÇÃO DE PIGMENTOS POR CROMATOGRAFIA

Por:   •  9/7/2021  •  Ensaio  •  2.976 Palavras (12 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 12

INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ – IFPI – CAMPUS PICOS[pic 1]

CURSO: LICENCIATURA EM QUÍMICA

DISCIPLINA: QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL

SEPARAÇÃO DE PIGMENTOS POR CROMATOGRAFIA

PICOS-PI

2019


WILLIAM GOMES DE ALMEIDA (20171SQ0092)

MARIA CLARA PEREIRA DA SILVA (20171SQ0041)

SEPARAÇÃO DE PIGMENTOS POR CROMATOGRAFIA

Relatório apresentado a professora Elcilene Alves de Sousa como critério de avaliação e registro de aulas práticas de Química Orgânica Experimental, realizadas nos dias 11 e 12 de novembro de 2019, no 6º período do curso de licenciatura em Química.

PICOS-PI

2019

SUMÁRIO

1 RESUMO        4

2 INTRODUÇÃO        5

4 PARTE EXPERIMENTAL        8

4.1 Materiais e reagentes        8

4.2 Procedimento experimental        8

5 RESULTADOS E DISCUSSÃO        10

5.1 Cromatografia em papel        10

5.2 Cromatografia em giz        12

5.3 Fator de retardamento        13

6 CONCLUSÃO        15

7 REFERÊNCIAS        16

8 ANEXO        17


1 RESUMO

Foram recolhidas algumas folhas de mangueira para a realização da prática cromatografia em papel (líquido-líquido) e em giz (sólido-líquido), foi possível obter a separação dos pigmentos dos carotenos, xantofilas e das clorofilas, conforme a literatura, os resultados foram satisfatórios.


2 INTRODUÇÃO

A cromatografia é uma técnica que tem por finalidade a separação de misturas, cromatografia pode ser definida como método físico-químico de separação de componentes de mistura, com duas fases imiscíveis, denominadas de fase estacionária e móvel (COLLINS et al, 2006). A cromatografia é uma técnica de separação especialmente adequada para ilustrar os conceitos de interações intermoleculares, polaridade e propriedades de funções orgânicas (RIBEIRO, 2008).

De maneira completa a metodologia consiste no princípio da adsorção seletiva. Há 4 tipos de cromatografia: Cromatografia em papel, de camada fina, cromatografia gasosa e cromatografia liquida de alta eficiência. Existem várias técnicas cromatográficas que são o resultado de combinações entre diferentes fases estacionárias e fases móveis (DEGANI et al, 1998)

No procedimento de cromatografia é possível observar diversos pigmentos dentre eles os carotenoides, que são classificados em duas famílias, carotenos e xantofilas, as duas se diferenciam devido sua composição química, onde os carotenos são carotenoides hidrocarbonetos e as xantofilas são carotenoides oxigenados. Sendo possível ainda a extração das clorofilas, componente responsável pela coloração dos vegetais. O caroteno é encontrado em plantas junto com a clorofila, o mais conhecido é o β-Caroteno, responsável pela vitamina A utilizado na indústria farmacêutica (DEGANI, 1998).

        A técnica de cromatografia em papel é um dos métodos da cromatografia mais usual. Surgiu em 1941, desenvolvida por Martin e Synge. A técnica é usada na forma de eluição, na qual usa uma fase estacionária papel filtro. O mecanismo envolvido é definido como participação da fase móvel (solvente orgânico) e fase estacionária (água presente na celulose) (NETO, 2004). A cromatografia em papel consiste em uma camada relativamente fina e plana e a fase móvel desloca-se por ação de capilaridade (SKOOG, 2002). Como pode ser observado na figura 1 a seguir:

Figura 1: Representação da montagem experimental da cromatografia em papel e em giz.

[pic 2]

Fonte: Brasil escola, 2017

Este sistema é utilizado com a finalidade de separação de pequenas quantidades, considerada uma técnica de partição, onde o processo é baseado pela diferença de solubilidade e na polaridade das substâncias. Segundo Okumura, 2002, está técnica é muito utilizada devido a sua singularidade e a sua facilidade na execução e pode ser usada para pequenas quantidades.

A técnica de cromatografia em giz, é classificada como cromatografia sólido-líquido ou adsorção, usada para analisar, identificar ou separar os componentes de uma mistura, tendo a fase móvel e a estacionária.  A cromatografia de adsorção pode ser comparada aos raios de luz em um espectro. (PALOSCHI; ZENI e RIVEROS, 1998). Usualmente, na cromatografia de adsorção empregam-se como adsorventes óxidos, óxidos hidratados ou sais.

A planta utilizada no experimento foi a folha da Mangifera indica, conhecida popularmente por mangueira, é uma espécie de planta da família Anacardiaceae, que produz o fruto conhecido como manga. Pode ser encontrada na forma nativa nas florestas do sul e sudeste da Ásia. (EMBRAPA, 2018).


3 OBJETIVOS

  3.1 Objetivo Geral

  • Usar da cromatografia em papel e em giz para observar a separação dos pigmentos carotenos, xantofilas e das clorofilas presentes na folha de mangueira.

 3.2 Objetivos específicos

  • Realizar um experimento de cromatografia em papel e em giz
  • Observar como ocorre a separação dos componentes de uma mistura por meio da técnica de cromatografia em papel em papel e em giz
  • Calcular o caminho percorrido pelo fator de retenção (Rf)

4 PARTE EXPERIMENTAL

   4.1 Materiais e reagentes

   Parte I

Folhas de manga

Proveta de 10 e 100 mL

Éter de petróleo (65-110o)

Cuba ou béquer de 10 mL

Álcool metílico

Papel de filtro

Almofariz e pistilo

Tesoura

   Parte II  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (510.7 Kb)   docx (369.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com