TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cromatografia

Casos: Cromatografia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2013  •  3.305 Palavras (14 Páginas)  •  827 Visualizações

Página 1 de 14

____________________________INTRODUÇÃO____________________________

O nome cromatografia vem do grego “Chroma + graphein”, que significa escrita da cor. (História da cromatografia. Acesso em: 30 out. 2009) Este método foi criado no ano de 1903, pelo botânico russo Michael S. Tswett, durante suas pesquisas com clorofilas. Nesta, ele utilizou extratos de folhas, com uma coluna de vidro recheada com carbonato de cálcio, separando os constituintes do extrato pela passagem de éter dietílico. (Cem anos das palavras cromatografia e cromatograma. Acesso em: 30 out. 2009)

FATORES HISTÓRICOS DA CROMATOGRAFIA

(Introdução a métodos cromatográficos. Acesso em: 01 nov.2009)

“A cromatografia apresenta diversas vantagens em relação aos métodos clássicos de separação. Por um lado o método pode ser aplicado a misturas muito complexas. Vinte aminoácidos, ou mais, podem ser separados de uma proteína por este método. Além disto, a cromatografia pode ser usada para amostras muito pequenas ou para substâncias presentes a concentrações muito baixas. Técnicas cromatográficas detectam poluentes do ar a concentrações de uma parte por milhão ou menos. A cromatografia oferece alta resolução, alta sensitividade, análises rápidas e versatilidade.” (MASTERTON, W.L., SLOWINSKI, E.J., STANITSKI, C.L. Pág. 18).

A cromatografia é um dos mais importantes métodos de separação de misturas fazendo uso das diferenças no grau de adsorção e das diferenças de solubilidade de várias substâncias.

Na metodologia dessa técnica, a mistura é depositada sobre alguma fase estacionária e os seus componentes são adsorvidos na superfície dessa fase em graus variados dependendo da natureza do componente, da natureza do adsorvente e da temperatura. Um solvente é então passado através da fase estacionária, movimentando-se por gravidade, por efeito capilar (capacidade dos líquidos molharem em profundidade a superfície de objetos e de drenarem muito rapidamente para fendas finas1) ou por pressão aplicada

Quando o solvente passa sobre a amostra depositada, os vários componentes tendem, em graus variados, a serem dissolvidos e arrastados juntamente com o solvente. A velocidade com a qual um componente irá mover-se depende de sua tendência relativa de ser dissolvido no solvente e de ser adsorvido na fase estacionária. O efeito resultante é que, quando o solvente passa lentamente através da fase estacionária, os componentes da mistura movem-se como zonas a velocidades diferentes uns dos outros, ocorrendo assim à separação. (CONSTANTINO, M.G; SILVA, G.V.J; DONATE, P.M. Pág. 201.)

A interação de compostos polares pela fase móvel ocorre em virtude da glicose ser constituída por 2.000 unidades de glicose anidra ligadas por átomos de oxigênio, formando pontes de hidrogênio, ficando retido e funcionando como fase estacionária. (SKOGG, D.A., WEST, D.M. HOLLER, F.J.)

____________________________OBJETIVO_______________________________

Realização da cromatografia em camada delgada (CCD) utilizando ciclohexanona e ciclohexanol fazendo uso de uma reação de acetato de etila com hexano como eluente.

__________________________PARTE EXPERIMENTAL____________________

MATERIAIS UTILIZADOS

Balão de fundo redondo de duas bocas250mL Béquer de 250 mL

Bolinhas de porcelana Capilares

Vidro de relógio Pipeta de Pasteur

Cromatofolhas 3 Tubos de ensaio

REAGENTES

Boroidreto de sódio NaBH4 Cicloexanona C6H10O

Metoxido MetOH Cicloexanol C6H11OH

Acetato de Butila Hexano

______________________PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL_______________

Em um balão de duas bocas de 250 mL foi adicionado 1g de 0,010 mol ou 10 mmol ciclohexanona , metoxido e borohidreto de sódio. E foi acrescentado bolinhas de porcelana (PQ). Colocou-se o balão sobre um recipiente contendo cubos de gelo (ocorreu uma reação exotérmica) até que a reação começasse a borbulhar. Anotou-se a hora.

Três tubos de ensaio foram separados, na primeira continha ciclohexanol, no segundo ciclohexanona e no terceiro, a reação de hexano com acetato de etila. Fazendo uso de uma pipeta de Pasteur aplicaram-se aproximadamente cinco vezes de amostras de cada uma de, hexano e de ciclohexanona, utilizando a reação de acetato de etila com hexano para “limpar” a pipeta, (que este também foi usado como o eluente) em uma plaquinha de sílica. Depois da aplicação as substâncias nas plaquinhas colocaram-se esta em um béquer de 250 mL com a base forrada com o eluente e uma folha quadrada de papel de filtro forrando a parede do béquer. Tampou-se a vidraria com um vidro de relógio.

“Inicia-se o que chamamos de desenvolvimento cromatográfico onde os componentes da amostra são influenciados pela ação de duas forças, opostas entre si: Capilaridade: é a responsável pelo avanço do solvente ou fase móvel sobre a fase estacionária que contém a amostra. Interação: tão logo se inicia a migração da fase móvel, a amostra é dissolvida e começa a ser arrastada pela fase móvel. Neste momento aparecem forças de interação entre os componentes da amostra e a fase estacionária. Estas forças de interação se opõem à força de arraste da fase móvel (capilaridade) retardando o avanço dos componentes da amostra. Este retardo não ocorre da mesma forma para os diversos constituintes presentes na amostra aplicada. Forças de interação como dipolo induzido, pontes de hidrogênio, forças de Van der Waals tomam parte neste processo, fazendo ocorrer mecanismos de separação como adsorção, dispersão e troca iônica.” (Prof. Renato Zanella, Thin Layer Chromatography. UFMS. Acesso em: 30 out. 2009). Em questão dessas interações e otimizada para pelo sistema usado.

Analisou-se o arraste do eluente sobre a plaquinha de sílica, e quando ele atingiu certa altura esta foi retirada do béquer com cuidado e marcou-se até aonde o eluente percorreu. Esperou-se secar. Depois de seca a plaquinha foi levada para um dispositivo de câmara UV, para se observar precisamente até aonde cada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com