TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tensão Superficial

Por:   •  15/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  704 Palavras (3 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo:

O presente relatório tem como intuito descrever a prática de análise da tensão superficial da água.

Introdução:

A tensão superficial é a força que existe na superfície de um líquido. Essa tensão é produzida por fortes ligações intermoleculares, que dependem da diferença elétrica entre as moléculas, e pode ser definida como a força por unidade de comprimento exercida por duas camadas superficiais uma sobre a outra. Na massa líquida, as moléculas são igualmente atraídas por todos os lados, exceto na interface líquido-vapor ou líquido-vapor, porque nenhuma molécula líquida acima da superfície exerce a mesma força coesiva. Essas forças são então distribuídas entre as moléculas adjacentes e a área inferior.

Fatos provaram que a coesão das moléculas de superfície é maior e elas se reúnem para formar uma película de tensão superficial. A influência da tensão superficial existe em muitos campos industriais, como cosméticos, materiais de limpeza, tintas e produtos fitossanitários (produtos químicos ou biológicos desenvolvidos para controlar pragas, doenças ou plantas infestantes de lavouras).

Um dos exemplos citados é no campo de produtos fitossanitários, onde o seu papel é crítico para a eficácia do desenvolvimento de formulações e aplicações de campo. Na formulação, a presença de compostos que reduzem a tensão superficial é muito importante, facilita o contato entre os diversos componentes do produto da formulação, promove a diluição do produto em água e aumenta a estabilidade da solução resultante.

A molhabilidade dos líquidos, ou seja, sua tendência a aderir ou se espalhar em superfícies sólidas, também está intrinsecamente ligada à tensão superficial. Portanto, quanto maior a tensão superficial, maior será o ângulo de contato entre o líquido e a superfície e menor será sua molhabilidade. Quando o líquido está em contato com a superfície sólida, o resultado dessa interação pode ser percebido macroscópicamente. A superfície pode ter afinidade ou repelir líquidos, dependendo das propriedades físicas e químicas de ambas. Exemplos de superfícies encontradas na natureza que repelem a água enquanto permanecem secas são as folhas de lótus e as penas de pato. Da mesma forma, é possível encontrar uma superfície onde a água se difunde indefinidamente e molhar.

Objetivos:

Demonstrar e explicar por meio de experimento e análise a tensão superficial dos líquidos, tendo como exemplo a água.

Materiais:

1 Copo transparente;

3 Clipes de alumínio;

Colher;

Papel toalha;

Papel higiênico;

Pinça;

Soluções e reagentes:

Corante comestível;

Água;

Detergente

Procedimentos:

Inicialmente, o copo transparente é preenchido por todo seu volume com água. Em seguida,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (45.7 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com