TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE QUÍMICA

Por:   •  27/9/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.256 Palavras (6 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

INSTITUTO DE QUÍMICA

 

 

Docente: Prof. Dr. Paulo Sergio

    Discente: Lucas Augusto Araújo

Disciplina: Química Analítica quantitativa experimental

 

 

  

  

 DETERMINAÇÃO DE Mg(OH)2 EM LEITE DE MAGNÉSIA


24 de Setembro de 2021

Goiânia – GO

Objetivos

        Temos como objetivo determinar o teor de Mg(OH)2 em Leite de magnésia da marca Phillips.

Materiais/Métodos

1. Materiais

- NaOH

- HCl

- Leite de Magnésia de marca Phillips

- Biftanalato ácido de potássio

- Pisseta com água destilada

- Bureta de 25,00 mL

- Pipeta de 20,00 mL

- Erlemeyer 250,00 mL

- Béquer de 50,00 mL

- Balão volumétrico 100,00 mL

- Pera

Balança analítica

o Bastão de vidro

o Suporte universal

o Garra

Balança analítica

o Bastão de vidro

o Suporte universal

o Garra

Balança analítica

o Bastão de vidro

o Suporte universal

o Garra

- Balança analítica

Procedimentos experimentais

1. Preparo de soluções

  • Considerar as especificações (pureza e densidade) contidas no rótulo de um ácido clorídrico comercial, e preparar 200 mL de solução + 0,500 mol/L em HCl.
  • Considerar as especificações contidas no rótulo de um frasco de hidróxido de sódio p.a., e preparar 250 mL de uma solução + 0,100 mol/L em NaOH.

2. Padronização de soluções

 Padronização da solução aproximadamente 0,100 mol/L em NaOH

Utilizar o biftalato de potássio (KHC8H4O4 – massa molar = 204,23 g) como padrão primário e determinar a massa (Y) a ser pesada deste padrão, admitindo que se pretenda gastar um volume da solução básica, aproximadamente igual a 75% do volume total da

Padronização da solução aproximadamente 0,500 mol/L em HCl

Utilizar o esquema acima e padronizar a solução de HCl com a solução de hidróxido de sódio padronizada no item a deste procedimento.

3. Dosagem do teor de Mg(OH)2 em amostra de leite de magnésia

         Agitar bem a amostra de leite de magnésia e transferir, rapidamente e quantitativamente, 5,0 mL da amostra para um balão volumétrico de 200 mL. Ao transferir a amostra para o balão, utilizar jatos de água de uma piceta (frasco lavador) para lavar a pipeta, garantindo uma transferência quantitativa. Utilizar uma bureta de 50 mL e adicionar ao balão volumétrico, uma solução padrão de ácido clorídrico (de concentração igual a 0,500 mol/L ou de concentração muito próxima deste valor) até se obter uma solução límpida e incolor. Em seguida, adicionar um excesso da solução de HCl para garantir a dissolução total do hidróxido de magnésio e medir com exatidão o volume total de ácido adicionado (40 mL). Diluir com água destilada e completar o volume para 200 mL agitando constantemente. Transferir alíquotas de 20 mL desta solução para erlenmeyers, diluir para 50 mL, adicionar 3 gotas do indicador vermelho de metila e titular o excesso da solução de HCl com a solução padrão de hidróxido de sódio.

Resultados e discussão

Padronização da base Para a padronização da solução de NaOH com a solução de Biftalato acido de Potássio, utilizou-se uma bureta, uma garra e um erlenmeyer. Preencheu-se a bureta com a solução de NaOH. Transferiu-se quantitativamente para o erlenmeyer a massa de Biftalato acido de Potássio e de H2O. Em seguida, adicionou-se a solução do erlenmeyer 3 gotas da solução de vermelhor de metila , agitou-se com o bastão de vidro e iniciou-se a titulação. Terminou-se a titulação quando a solução atingiu uma coloração rósea e um total de 21,3 ml de base. Repetiu-se novamente o processo com 0,385g de Biftalato acido de Potássio gerando o resultado de 12,5 ml de base. Tirou-se a média dos volumes de NaOH utilizados

Foi padronizado uma solução de hidróxido de sódio (NaOH) ± 0,100 mol/L com o padrão primário biftalato ácido de potássio (KHC8H404) pelo fato dele ter um alto peso molecular de 204,22g não ser higroscópico, ou seja, não absorve umidade e portanto, a pesagem na balança analitica é real e a sua estequiometria na reação é rápida.

Relação 1 para 1 do titulante NaOH para o titulado KHC8H404 1 KHC8H404 +1NaOH  1 KnaC8H4O4 + 1 H2O

Deve se utilizar de 70 – 80% da capacidade da bureta pois, é o volume previsto para consumo na padronização. E para a realização desse feito utilizou se a fórmula:

mmol NaOH = M . V (mL)

Bureta de 25 mL - 80% 🡪 0,80 x 25 = 20,00 mL

O mais recomendável é utilizar 80% de consumo do volume que está na bureta, ou seja, 20,00 mL pois, deve se deixar 5 mL de reserva de titulante mmol para a reação no erlemeyer. Esses 5mL de reserva é um volume considerável em termos de titulação, pelo fato de haver um estoque para chegar no ponto de equivâlencia.

O cálculo da massa do padrão primário que neste caso é o boráx é realizado através da fórmula:

mmol NaOH = M . V (mL)

mmol NaOH = 0,150 x 20 mL = 3,0 mmol de NaOH

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (105.8 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com