TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A UTILIZAÇÃO CROMO-COBALTO

Por:   •  20/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  297 Palavras (2 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 2

Utilizações sobre Liga Cromo Cobalto

– A liga cromo cobalto é utilizada na confecção de tintas, infraestruturas metálicas, pigmentos para cerâmica e próteses fixas e removíveis. Por exemplo, a liga de cobalto contendo 30% de cromo consiste na base das ligas de cobalto usadas na fabricação de implantes ortopédicos e dentários.

 Sua forma metálica é explorada na indústria metalúrgica para a produção de tipos de aço. Já os óxidos de cobalto podem ser utilizados como catalisadores na indústria química.

Cobalto é uma importante matéria-prima para a produção de baterias, ligas de alta temperatura (superligas), ferramentas de corte, materiais magnéticos, catalisadores petroquímicos, produtos farmacêuticos e materiais de esmalte.

Odontológica

–Vários metais já foram testados na confecção de armações metálicas em prótese parcial removível. Entre as ligas mais utilizadas, podem-se destacar as ligas de ouro e de cobalto-cromo. Apesar das ligas de cobalto-cromo terem sido aperfeiçoadas, a busca por um material que tenha

características ideais para a confecção de próteses parciais removíveis ainda constitui uma grande preocupação para os pesquisadores. [pic 1]

[pic 2]

Implantes ortopédicos a base de metais

Substituição total da articulação (joelho, quadril, ombro); Fixação de fraturas (em forma de pino, parafuso ou stent) Ligas de Cromo-Cobalto: uso bem-sucedido em implantes ortopédicos, tais como componentes de substituição do joelho e cabeça do fêmur.

[pic 3]

Ligas de Cromo-Cobalto utilizadas nesses implantes:

- Taxas de desgaste volumétrico muito baixas

- Liberam partículas de metais em quantidades muito maiores do que os implantes de metal sobre polietileno.

[pic 4]

 

Partículas metálicas lançadas sofrem oxidação, reabsorção, e são liberadas para o sangue. Preocupação com os possíveis efeitos: Problemas de hipersensibilidade, efeitos cancerígenos e toxicidade fetal em mulheres grávidas, além de toxicidade local do tecido, inflamação, perda óssea e afrouxamento da prótese.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (316.2 Kb)   docx (279.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com