TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A equação de Harden-Hasselbach, que relaciona o pH com a concentração de Ka e o ácido e a base conjugados

Seminário: A equação de Harden-Hasselbach, que relaciona o pH com a concentração de Ka e o ácido e a base conjugados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  Seminário  •  931 Palavras (4 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Existe uma equação, conhecida como equação de Herdenson-Hasselbalch, que relaciona o pH com o Ka e com as concentrações de ácido e base conjugados. Esta é a equação de dissolução de um ácido fraco, que é utilizada para adiantar as propriedades de um tipo de solução que é utilizada para manter o pH de misturas de reação. Esse tipo de solução é conhecido como solução-tampão, que é constituída pela a mistura de ácidos fracos à suas bases conjugadas. Uma solução tampão é capaz de impedir mudanças drásticas/acentuadas de pH diante da adição de pequenas quantidades de ácido ou de base fortes.

MATERIAIS

* Tampões de pH 3,0; 4,0; 5,0; 6,0; 7,0; 8,0; 9,0; 10,0;

* Indicador universal;

* Solução de hidróxido de sódio a 0,1 mol/L;

* Solução de ácido clorídrico a 0,1 mol/L;

* Solução de ácido acético a 1,0 mol/L;

* Tampão fosfato 0,1 mol/L, pH 7,0;

PROCEDIMENTO

Inicialmente deveria ser construída uma escala padrão de pH. Para a construção desta escala foram necessários 8 tubos de ensaio, numerados de 3 a 10, nos quais foram adicionados 2 mL de solução tampão com pH 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10 em seus respectivos tubos. Deveriam ter sido adicionadas 2 gotas de indicador universal em cada um dos tubos, contudo, foram adicionadas cerca de 6 gotas do mesmo em cada um dos tubos para que estes adquirissem uma coloração mais intensa. Após a adição do indicador universal os tubos foram agitados para a homogeneização e colocados em uma estante. A coloração de cada um dos tubos foi observada e correlacionada com o valor de pH.

Ao se relacionar os resultados obtidos com a construção da escala padrão de PH com as informações da tabela presente na apostila, foi observado que no tubo em que foi colocada a solução tampão de pH 3 a solução apresentou coloração vermelha; no tubo em que foi colocada a solução tampão de Ph4 apresentou uma coloração vermelha mais um pouco mais clara; no tubo em que foi colocada a solução tampão de pH 5 a solução apresentou coloração alaranjada; no tubo em que foi colocada a solução tampão de pH 6 a solução apresentou coloração amarela; no tubo em que foi colocada a solução tampão de pH 7 a solução apresentou coloração verde; no tubo em que foi colocada a solução tampão de pH 8 a solução apresentou coloração azul; no tubo em que foi colocada a solução tampão de pH 9 a solução apresentou coloração anil e no tubo em que foi colocada a solução tampão de pH 10 a solução apresentou coloração violeta.

Ao se medir o pH dos tubos de ensaio 1 e 3, nos quais foram adicionados água destilada e indicador universal, verificou-se um pH igual a 7, o qual é considerado neutro. Ao se medir o pH dos tubos de ensaio 2 e 4, nos quais foram adicionados solução tampão e indicador universal, verificou-se um pH igual a 8.

Após a adição da solução básica nos tubos 1 e 2, a medição do pH indicou, no tubo 1, um pH igual a 10. Já no tubo 2, a mesma medição indicou um pH igual a 7. E após a adição da solução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com