TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A prática de determinar a fórmula hidratada

Artigo: A prática de determinar a fórmula hidratada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/8/2014  •  Artigo  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO.

Na prática 10 foi realizado a determinação da fórmula de um hidrato. Um hidrato é um composto que contém uma quantidade de água, cujo é chamada de água de hidratação. As moléculas de água encontradas no composto define a nomenclatura do sal. Para a determinação da fórmula molecular é necessário primeiro obter a fórmula empírica, que apresenta os números relativos de átomos de cada elemento em um composto, e a sua proporção.

A notação da fórmula molecular de um composto hidratado é “nH2O” onde, n é o número de moléculas de água. O ‘n’ pode ser determinado aquecendo o hidrato, desse modo a água estará sendo removida (a forma e a cor do composto estará sendo modificada) e assim a massa do composto será obtida, o sólido resultante desse processo é chamado sal anidro. O anidro é um termo utilizado para determinar uma substância que não apresenta água na sua composição, esse termo varia de significado quando se trata de uma solução, um gás ou até mesmo de um cristal.

O sulfato de cobre foi utilizado nesta prática para observarmos a modificação da coloração e também para obtermos a fórmula molecular do mesmo. Ele é usado como bactericida e herbicida, pode ser adicionado frequentemente a água para evitar o crescimento de microorganismos (algas e fungos), ainda é utilizado nas misturas para conservação da madeira de construção.

O objetivo desta pratica é a determinação da fórmula empírica de um sal hidratado.

PROCEDIMENTOS COPIAR DA APOSTILA

CONCLUSÃO.

Nesta prática foi possível concluir que o sulfato de cobre (II) possui 5 moléculas de água, isso foi determinado calculando a diferença de água no sal hidratado e depois no sal anidro. Como as moléculas de água que determinam o nome do composto e esse composto apresenta 5 moléculas a sua nomenclatura é sulfato de cobre pentahidratado, conhecido por vitríolo azul, sendo o mais importante composto de cobre e é a forma no qual é mais encontrada. A forma inicial possui coloração azul que quando levada em anidro devido ao aquecimento transforma o composto que fica com uma coloração acinzentada. Quando a água é adicionada ao anidro, ele retorna a forma pentahidratado e recupera a coloração azul (azul cúprico). Os erros observados foram a imprecisão da balança semi-analítica e o tempo de evaporação da água.

O objetivo desta prática foi concluído com muito vigor. Por meio de contas concluímos que a forma empírica do sulfato de cobre (II): CuSO4.5H2O.

MATERIAIS

Cadinho, triangulo de porcelana, anel de ferro, suporte universal, bico de bunsen, tela de amianto, balança semi analítica, pinça metálica, amostra (cristais de CuSO4), pissete, vidro de relógio, fósforo.

BIBLIOGRAFIA

Apostila de química experimental

DISCUSSÃO E RESULTADOS

Foi colocado um cadinho limpo sobre um triângulo de porcelana que estava apoiado em um anel de ferro que foi fixado em um suporte universal, para o processo de aquecimento do cadinho com o bico de bunsen. Ele foi aquecido na chama azul (chama oxidativa) cerca de 2 minutos, e retirado com o auxilio de uma pinça metálica e deixado esfriar sobre a tela de amianto. A massa do cadinho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com