TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A prática de estudar substâncias ácidas e básicas

Seminário: A prática de estudar substâncias ácidas e básicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/7/2014  •  Seminário  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 3

CATERIZAÇÃO: ACÍDO E BASE.

Departamento de química

Resumo

Nessa prática estudaremos as substâncias ácidas e básicas, portanto é importante o conhecimento, sobre o potencial hidroxiliônico (pH) e o potencial hidrogênioco (pOH.).

O valor daconcentração dos íons H+ de uma solução constitui um critério para a determinação da acidez, basicidade ou neutralidade do meio.

Uma solução ácida apresenta maior concentração de íons H+ e,conseqüentemente, haverá uma diminuição da concentra-ção dos íons OH-.

Porém, se em uma solução a concentração de OH- for maior que a de H+, terá uma solução básica.

A soma do pH e do pOH é sempre igual 14.

Objetivos

• Identificar soluções acidas e básicas de modo experimental.

• Observar as propriedades dos indicadores

• Observar como acido e base se comportam com determinada substancia.

• Comparar as soluções .

Introdução

Há um número muito grande de substâncias conhecidas. Para o estudo da química, se faz importante a reunião das substancias em grupos com propriedades semelhantes. Por isso as principais funções aqui abordadas são Ácidos e Bases. Foram realizados vários testes em diferentes substâncias, com o objetivo de determinar suas respectivas e cores em Metilorange e Fenolftaleína tendo o pH refere-se a uma medida que indica se uma solução líquida é ácida (0 a 6,9), neutra (7), ou básica/alcalina(7,1 a 14), as cores mudam dependendo do nível do acido ou base que ela se adequa.

Parte experimental

Na aula de hoje vemos em primeiro oque são acidos e bases na visão de diferentes químicos são eles Arrhenius, Bronsted Lowry e Lewis. Começamos por Arrhenius que sua teoria afirmava que acido eram substancias que em solução aquosa liberava H+ e bases são substancias que em solução aquosa libera OH- . Bronsted Lowry dizia sua teoria que são acido qualquer espécie química que exiba tendência a ceder prótons(íons H+);base qualquer espécie química que exiba tendência para receber prótons (íons H+). E Lewis por sua vez Ácido é toda espécie química que recebe pares eletrônicos isolados. Base é toda espécie química que cede pares de elétrons isolados, formando ligações coordenadas.

Depois calculamos o constantes de acidez “ka” do acido CH³COO+H. Que seu resultado foi 1,8.10-5 .

Depois separamos 7 substancias distintas em tubos de ensaio , separando-a por letras, para intensifica-las se seriam ácidos ou bases pelas suas cores depois de acrescentar metilorange e fenoltaleína . Se no metilorange se for acido se torna incolor e base rosa. Na fenoltaleína em contato com base fica com cor amarelada e com o acido fica avermelhado.

Matérias:

• Béqueres.

• Tubo de ensaio.

• Estante.

• Substancias ácidos e bases: água de abastecimento, água destilada, coca-cola, ácido sulfúrico, vinagre(ácido acético), hidróxido de sódio, carbonato de sódio .

• Papel indicador.

Resultados e Discursões

Primeiro

Separamos as substancias por letra e colocamos nos tubos de ensaio assim ficou

a. carbonato de sódio

b. hidróxido de sódio

c. vinagre(ácido acético)

d. ácido sulfúrico

e. coca-cola

f. água destilada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com