TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A quimica nos periodicos do seculo 19

Por:   •  23/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 2

A química nos periódicos no século XIX

Século XIX desempenha um papel importante no mundo história. “Este século é chamado de Idade de Ouro” da cultura mundial. Mas o século XIX entrou para a história como um período de grande desenvolvimento da ciência, de tudo áreas em que o valor principal começou a assumir química. Muitas das descobertas no campo Químico cometido cientistas em torno de cem anos. Durante a primeira metade do século formulou as leis quantitativas básicas (lei equivalentes Richter A lei de Dalton de proporções múltiplas, as leis de Faraday da eletrólise, a lei de átomos Cannizzaro, a lei de gases compostos entre a lei de um Gay-Lussac proporcionalidade entre a densidade do gás ou vapor e pesos moleculares - A lei de Avogadro, etc), os quais são formados a partir da teoria atómica molecular. Até o final do século XVIII começa estudo química orgânica. Hoje em dia, no entanto, colocar algumas realizações dos Europeus cientistas na vanguarda. Qualquer estudante de química moderna assunta principalmente associada com a tabela periódica dos elementos químicos.

Boa parte dos jornais editados ao longo do século 19 publicava seções científicas em pelo menos alguns de seus números. A química era uma das áreas que apareciam como tema de artigos ou notas nesses espaços, em especial na segunda metade do século, quando começam a aparecer seções específicas como "Química Orgânica", "Química Agrícola", "Química Farmacêutica" ou "Química Medicinal".

Os artigos na área, em sua maioria, eram ligados à indústria; poucos se voltavam à teoria da química, da medicina e da farmácia. Observam-se algumas notícias sobre descobertas ou discussões na área. Há ainda textos sobre história da química – o que mostra o começo da preocupação com a história da ciência –, sobre produtos naturais e, mais raramente, na área de ensino.

A difusão de temas de química nessa época está vinculada às exigências econômicas e sociais e busca sugerir soluções para problemas comuns, alimentícios, mineralógicos, farmacêuticos, medicinais e industriais.

Pode-se afirmar que a química empírica estava presente nas mais diversas atividades sociais, desde a agricultura até a medicina, passando pelas diversas atividades econômicas.

A divulgação da química moderna certamente contribuiu para a sistematização e melhor uso dos conhecimentos, para a satisfação, ainda que precária, das necessidades socioeconômicas, bem como para sugerir interpretações mais convincentes, à luz dos conhecimentos da época, dos processos da natureza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (39.1 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com