TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPARTILHAMENTO DE EXPERIÊNCIAS DO PIBID QUÍMICA EM EVENTOS E PERIÓDICOS

Por:   •  15/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

       

          O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa que incentiva e valoriza o magistério, e fortalece o entendimento do que é o magistério e fornece ao seu bolsista uma vivência prática na educação escolar. O mesmo está vinculado a Diretoria de Educação Básica Presencial – DEB da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.

          O PIBID de Química da Faculdade de Educação de Itapipoca é vinculado as três escolas da região, E.E.M Coronel Murilo Serpa, E.E.M Joaquim Magalhães e E.E.E.P Rita Aguiar Barbosa. O bolsista de química participa das atividades de sala de aula junto aos seus supervisores, que podem ser observação de aula, organização do laboratório escolar (se escolar disponibilizar) e também atuar ministrando aulas para os alunos. É um verdadeiro desafio para o aluno de licenciatura em Química atuar no magistério, e ao mesmo tempo um treinamento para o futuro.

          Esse trabalho de pesquisa teve como objetivo, mostrar os inúmeros projetos realizados pelo PIBID Química e sua importância para as escolas e para os bolsistas. O estudo foi realizado a partir de trabalhos apresentados por alunos em eventos distintos, em que eles relatavam suas experiências como bolsista ID, falavam a importância do programa para sua formação e o quanto o projeto os motivou para vida como docente.

          Os resultados da pesquisa são de grande importância para a educação e para nós do Pibid Química/Facedi, pois com ele veremos onde e como melhorar e aperfeiçoar os nossos projetos.

          Concluímos que são inúmeros os projetos desenvolvidos nos eventos periódicos pelo Pibid Química. São propostas incríveis e inovadores, que garantem uma nova visão ao ensino de Química e oferecem um maior dinamismo nas aulas, contribuindo no aprendizado dos discentes. Em suma, projetos como estes, deveriam/devem ter uma maior divulgação por parte dos que fazem parte, para que a sociedade possa reconhecer o quão fantástico são as atividades desenvolvidas pelo mesmo e consequentemente geraria o fortalecimento do programa, podendo então se tornar uma política pública, o nosso maior sonho!

          Seria interessante a divulgação das atividades em praças públicas, não ficando apenas em eventos restritos nas universidades e meios midiáticos, pois iríamos mostrar face a face para as pessoas, que é possível sim, fazermos uma educação de qualidade; Valorizando o magistério e garantindo uma excelente formação para os nossos futuros docentes, tudo isso através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (92.6 Kb)   docx (32.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com