TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADSORÇÃO EM SUPERFÍCIES SÓLIDAS, ADSORÇÃO FISICAS E QUÍMICAS.

Por:   •  23/8/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  959 Palavras (4 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 4

ADSORÇÃO EM SUPERFÍCIES SÓLIDAS, ADSORÇÃO FISICAS E QUÍMICAS.

Adsorção é um fenômeno de superfície em que uma quantidade definida de moléculas de um fluido ( adsorbato), adere a superfície de um solido ( adsorvente). No processo de adsorção as molécula da fase fluida são atraídas para a zona interfacial , isso ocorre devido a existência de forças atrativas não compensadas na superfície do adsorvente.

A atração e fixação  do adsorbato  a superfície do adsorvente ocorrem através de forças físicas (adsorção física) ou interações químicas (adsorção química). As forças envolvidas na adsorção física incluem forças de Van der Waals e interações eletrostáticas devido as interações de polarização. Adsorção consiste em um fenômeno exotérmico, espontâneo  e que ocorre com uma diminuição de energia livre do sistema. A adsorção química, ou quimissorção, envolve interações químicas, pouco mais fracas do que ligações químicas propriamente ditas, mas leva à formação de um composto químico de superfície ou complexo de adsorção.4 É um processo bastante específico, já que é necessário que haja uma interação bastante direcionada entre o adsorvente e o adsorbato para que ocorra. Tende a alterar as propriedades das substâncias envolvidas Vários fatores afetam a adsorção como a estrutura molecular, tamanho da partícula do material adsorvente, solubilidade do soluto, PH do meio, tempo de contato de temperatura . (CAVALCANTE JUNIOR E AZEVEDO , 1994).

Os estudos de adsorção em condições matemáticas  se complementam com estudos de cinética de adsorção para determinar a resistência a transferência de massa e o coeficiente efetivo da difusão. O fenômeno de adsorção de um  adsorbato  sobre um solido poroso pode englobar varias etapas de transferência de massa. (SOUZA, 2011).

Cinética de adsorção

Na direção da adsorção do componente químico o encontramos um  caminho entre o fluido e a superfície do solido. Os efeitos de transferência de massa as vezes  promovem  o aparecimento de três resistências; resistência do filme liquido externo, que circunda a partícula, resistência difusional  no mesoporo ou no  macroporo do solido e resistência  no  microporo dos cristais adsorventes ou micropartículas. A resistência oferecida pelo filme liquido externo pode ser eliminada se o sistema for submetido  a agitação. (SOUZA, 2011)

Modelos de pseudo-primeira-ordem de Lagergren e pseudo- segunda- ordem de ho e Mckay.

A determinação de parâmetros cinéticos é importante no controle da eficiência dos processos de adsorção. Os modelos  de pseudo-primeira-ordem e pseudo- segunda-ordem são tradicionalmente utilizados na avaliação cinética de processos de interações em interfaces solido/solução. A equação de pseudo-primeira-ordem sugerida inicialmente por Lagergren basear-se na capacidade de adsorção do solido e expressa por:        

 [pic 1]

Em que:

  –quantidade de corante adsorvida.[pic 2]

q – quantidade de corante adsorvido.

K – constante de velocidade de adsorção.

t – tempo.

Em muitos casos o modelo pseudo-primeira-ordem não se ajusta bem em todo o intervalo do tempo de contato, geralmente é aplicável durante a fase inicial do processo de adsorção.

Já o modelo pseudo-segunda-ordem é útil para predizer o comportamento sobre uma vasta extensão de adsorção química é a etapa dominante  do processo, na qual envolvem forças de valencia, através do compartilhamento ou trocas de elétrons entre o adsorvato e adsorvente. (SOUZA, 2011)

O modelo de peseudo-segunda-ordem e expressa por.

 [pic 3]

Em que :

 - quantidade de corante adsorvida.[pic 4]

  - quantidade de corante adsorvido.[pic 5]

T – tempo.

 – constante de velocidade de adsorção de segunda ordem. [pic 6]

ISOTERMAS DE ADSORÇÃO

Em um processo de adsorção,  a construção de isotermas é importante na analise da interação entre o adsorvato  e o adsorvente . Muitas vezes, a forma das isotermas pode fornecer informações qualitativas da natureza das interações solido/solução. (GIMBERT et al. 2008).

Lei de henry.

Para a adsorção física numa superfície numa superfície homogenia, em concentração suficientemente baixas, a isoterma de equilíbrio pode ser aproximada por uma relação linear tipo.

[pic 7]

Em que:

q- concentração da fase adsorvida

k – constante de henry

c – concentração de adsorbato na fase fluida.

2.2 isoterma de langmuir.

Pode ser considerado como um modelo mais eficaz para  a representação de isotermas em que há  uma interação forte entre a superfície do adsorvente e o soluto  para um único componente esse Modelo pode ser expressado pela  equação de Langmuir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (132.2 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com