TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AGUA

Seminário: AGUA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  Seminário  •  4.666 Palavras (19 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 19

Água

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ir para: navegação, pesquisa

Disambig grey.svg Nota: Águas redireciona para este artigo. Para outros significados de Água, veja Água (desambiguação). Para outros significados de Águas, veja Águas (desambiguação).

Wikitext.svg

Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde abril de 2013).

Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.

Água (H2O)

Alerta sobre risco à saúde

Water molecule 3D.svg

Water molecule dimensions.svg

Nome IUPAC Água

Outros nomes Ácido hidroxílico

Hidróxido de hidrogênio

Óxido de hidrogênio

Monóxido de dihidrogênio

Propriedades

Fórmula molecular H2O

Densidade 1000 kg·m³, líquida (4°C)

917 kg·m³, sólida

Ponto de fusão

0 °C, 32°F (273,15 K)1

Ponto de ebulição

100 °C, 212 °F (373,15 K)1

Excepto onde denotado, os dados referem-se a

materiais sob condições PTN

Referências e avisos gerais sobre esta caixa.

Alerta sobre risco à saúde.

A água é uma substância química composta de hidrogênio e oxigênio, sendo essencial para todas as formas conhecidas de vida na Terra.2

É frequente associar a água apenas à sua forma ou estado líquido, mas a substância também possui um estado sólido, o gelo, e um estado gasoso, designado vapor de água.

Embora pequenas quantidades de água pareçam transparentes a olho nu, a água é um composto químico de coloração levemente azulada. Ao contrário da ideia popular, a água possui uma cor intrínseca que se deve ao espectro seletivo de absorção da luz. 3 4

A água cobre 71% da superfície da Terra.5 Na Terra, ela é encontrada principalmente nos oceanos, de acordo com Paulo Carvalho de Noronha. 1,6% encontra-se em aquíferos e 0,001% na atmosfera como vapor, nuvens (formadas de partículas de água sólida e líquida suspensas no ar) e precipitação.6 7 Os oceanos detêm 97% da água superficial, geleiras e calotas polares detêm 2,4%, e outros, como rios, lagos e lagoas detêm 0,6% da água do planeta. Uma pequena quantidade da água da Terra está contida dentro de organismos biológicos e de produtos manufaturados.

A água na Terra se move continuamente segundo um ciclo de evaporação e transpiração (evapotranspiração), precipitação e escoamento superficial, geralmente atingindo o mar. A evaporação e a transpiração contribuem para a precipitação sobre a terra.

A água é essencial para os humanos e para as outras formas de vida. Ela age como reguladora de temperatura, diluidora de sólidos e transportadora de nutrientes e resíduos por entre os vários órgãos. Bebemos água para ajudar na diluição e funcionamento normal dos órgãos para em seguida ser eliminada pela urina e por evaporação nos poros, mantendo a temperatura corporal e eliminando resíduos solúveis, como sais e impurezas. As lágrimas são outro exemplo de eliminação de água.

Na indústria ela desempenha o mesmo papel de diluidora, transportadora e resfriadora nos vários processos de manufatura e transformações de insumos básicos em bens comerciais.

O acesso à água potável tem melhorado continuamente e substancialmente nas últimas décadas em quase toda parte do mundo.8 9 Existe uma correlação clara entre o acesso à água potável e o PIB per capita de uma região.10 No entanto, alguns pesquisadores estimaram que em 2025 mais de metade da população mundial sofrerá com a falta de água potável.11 A água desempenha um papel importante na economia mundial, ja que ela funciona como um solvente para uma grande variedade de substâncias químicas, além de facilitar a refrigeração industrial e o transporte. Cerca de 70% da água doce do mundo é consumida pela agricultura.12

Índice

[esconder] 1 Propriedades físicas e químicas 1.1 Fases

2 Distribuição de água na natureza 2.1 Água no universo

2.2 Distribuição na Terra 2.2.1 Ciclo hidrológico

3 Água e os seres vivos

4 Água na religião

5 Água e filosofia

6 Poluição e contaminação 6.1 Embalagens de plástico

6.2 Transporte e o problema ambiental

7 Ver também

8 Referências

9 Ligações externas

Propriedades físicas e químicas[editar]

O impacto de uma gota de água provoca uma repercussão "para cima" circular rodeado por ondas capilares.

Flocos de neve por Wilson Bentley, 1902.

Ver artigo principal: Propriedades físicas e químicas da água

Uma característica incomum da água é a sua dilatação anômala. Ela se contrai com a queda de temperatura, mas a partir de 4°C recomeça a se expandir, voltando a se contrair após sua solidificação. Isso explica porque a água congela primeiro na superfície, pois a água que atinge a temperatura de 0 °C se torna menos densa que a água a 4 °C, consequentemente ficando na superfície. Esse fenômeno também é importante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com