TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS MEDIDAS DE DENSIDADE

Por:   •  15/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  893 Palavras (4 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 4

SHEYLA SANTOS

MEDIDAS DE DENSIDADE

Relatório da Experiência sobre Medidas de Densidade, para o curso de Engenharia Florestal da Faculdade Pitágoras, sob orientação do Professor de Fundamentos de Química Orgânica Flávio.

TEIXEIRA DE FREITAS

2011

SUMÁRIO

                                                                                                                                       

  1. RESUMO.........................................................................................................03
  2. INTRODUÇÃO................................................................................................03
  3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL..............................................................04
  4. RESULTADOS E DISCUSSÃO......................................................................04
  5. QUESTIONÁRIO.............................................................................................04
  6. CONCLUSÃO..................................................................................................05

1. RESUMO

Foram feitos experimentos com 3 líquidos diferentes, no âmbito de diferenciar os mesmos através de suas respectivas densidades, desta maneira foi-se observado que possuímos diferentes pontos de densidade, assim, foi aprendido que não são todos líquidos que se misturam, e sim que dependem de sua densidade para se misturarem ou não.

2. INTRODUÇÃO

No nosso cotidiano são inúmeros os acontecimentos que desconhecemos suas causas, são situações simples, que passam despercebidas ou que não apresentamos interesse em desvendá-las.

Um exemplo prático que você já deve ter visto e alguma reportagem sobre acidentes ambientais, onde ocorre um vazamento no casco de grandes navios e estes deixam vazar petróleo nas águas do mar, mas você já se perguntou por que o petróleo/óleo fica na superfície da água?

Esta resposta você pode encontrar estudando a densidade dos líquidos e materiais. Todo líquido / material possui sua densidade, que é a massa por unidade de volume de uma substância. O cálculo da densidade é feito pela divisão da massa do objeto por seu volume, isto é, a densidade existe para determinar a quantidade de matéria que está presente em uma determinada unidade de volume. A densidade dos sólidos e líquidos é expressa em gramas por centímetro cúbico (g/cm3).

Assim, foi observado na experiência que os líquidos imiscíveis não se misturam, devido suas diferentes densidades, assim sendo dividido em fases.

3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Materiais utilizados:

1- Tubo de ensaio,

2- Água

3- Álcool

4- Óleo

5- Corante

Procedimento:

Colocou-se óleo no 1º recipiente, logo depois adicionou-se o álcool seguido com 2 gotas de corante. Depois de observar essa mistura, adicionamos água destilada, foi observado que esses líquidos não misturaram-se devido serem imiscíveis, ou seja, terem diferentes densidades.

4.  RESULTADOS E DISCUSSÃO

Na mistura de álcool e óleo, foi-se observado que o álcool ficou na parte superior do recipiente e o óleo na parte inferior, devido o óleo ter maior densidade que o álcool. Depois da adição da água destilada, observou-se que não ocorreu a homogeneização. O óleo por apresentar uma densidade menor que a da água, ficou acima da mesma, porém abaixo do álcool que possui a menor das densidades dos três líquidos estudados, ou seja, não homogeneizou.

5. QUESTIONÁRIO

Pegou-se 4 objetos diferentes, para calcular as suas respectivas densidades. Também calculou-se as suas respectivas massas e o seu volume. Utilizou-se essa fórmula para calcular a densidade dos objetos escolhidos. D=m/v 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (100.5 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com