TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AULA PRATICA EM LABORATÓRIO: MISTURAS HOMOGÊNEAS E HETEROGÊNEAS COM FOCO NA PESQUISA E ELABORAÇÃO DE TEXTO

Por:   •  8/3/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.413 Palavras (10 Páginas)  •  566 Visualizações

Página 1 de 10

AULA PRATICA EM LABORATÓRIO: MISTURAS HOMOGÊNEAS E HETEROGÊNEAS COM FOCO NA PESQUISA E ELABORAÇÃO DE TEXTO.

Aislan R. Guimarães (aislan1993@hotmail.com)

Alexandre Michelon (xands.michelon@gmail.com)

Professora: Jussara Isabel Stockmanns (jussara.stockmanns@ifpr.edu.br)

Professor: Douglas Eduardo Soares Pereira (douglas.pereira@ifpr.edu.br)

RESUMO

O artigo aqui intitulado “Aula prática em laboratório sobre misturas homogêneas e heterogêneas” tem como objetivo discutir a importância das aulas experimentais com foco no ensino com pesquisa e elaboração de texto na disciplina de química, apontando as dificuldades encontradas pelo professor e pelo aluno no processo ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada para desenvolver este artigo foi à bibliográfica, onde utilizamos apenas livros e artigos como ferramenta de pesquisa. Os autores pesquisados na construção deste artigo foram retiradas de diversas obras livrescas, de diversos autores, tais como MÜTSCHELE (1995), ANDRÉ (2012), ATIKINS. Ao trabalhar o ensino tradicional, o professor encontra alguns desafios para obter o interesse do aluno, pois para ele o ensino e aprendizagem não são atividades envolventes e a aula pratica quebra essa barreira, pois exige mais envolvimento do aluno, pois o mesmo aprende fazendo. Portanto fica claro que a experimentação é uma ferramenta que estimula o interesse do aluno no conteúdo, pois no ensino tradicional fica maçante e cansativo, já na aula pratica o aluno aprende fazendo e vendo as reações, mudança de cores e fenômenos em geral, atiçando sua curiosidade e consequentemente o interesse em investigar.

Palavras-chave: Misturas. Homogênea. Heterogênea. Oficina. Experimento.

1 INTRODUÇÃO 

No presente artigo “Aula pratica em laboratório: misturas homogêneas e heterogêneas”, tem como objetivo trazer a tona e discutir sobre a importância aulas experimentais, tendo como foco o ensino com pesquisa e também a elaboração de texto dentro da disciplina de química, e dessa forma abordar as dificuldades que o professor encontra e também o aluno no processo ensino aprendizagem como um todo.

É um desafio para o professor ensinar de tal forma que a atenção do aluno se volte para a ciência, despertando sua curiosidade. Assim, no Ensino de Química, além de aulas expositivas devem favorecer as discussões a respeito da ciência, e uma das formas possíveis de aumentar o interesse às aulas é através do uso da Experimentação. Dessa forma, esta aula pratica tem por finalidade a apresentação e discussão das dificuldades da sua implantação como metodologia de ensino, bem como as vantagens e desvantagens do seu uso, dependendo do tipo de abordagem, dentre outros fatores.

A grande maioria dos materiais encontrados na natureza, em nossa sociedade e em nosso corpo, não são substâncias puras, mas na verdade são misturas de duas ou mais substâncias, existem tipos diferentes de misturas, que podem ser classificadas em homogêneas e heterogêneas. Misturas Homogêneas: São aquelas que apresentam um aspecto uniforme, com uma única fase. Essas misturas homogêneas são chamadas de soluções e elas não podem ser separadas por métodos físicos, mas apenas por técnica químicas. Misturas Heterogêneas: São aquelas que apresentam mais de uma fase. Os componentes das misturas heterogêneas aparecem, na maioria dos casos, em estados físicos diferentes e podem ser separados por métodos físicos.

2 AULA EXPERIMENTAL COM ÊNFASE EM PESQUISA

Todos os conteúdos abordados em sala de aula necessitam ter um certo interesse por parte do aluno para que assim se torne algo mais fácil de ser compreendido, aprender fazendo é muito mais proveitoso do que observando, porem é essencial que haja uma referencia que serve como base para o aluno, ou seja, a pesquisa. Ao se tratar do ensino da química em especifico, se tem uma dificuldade a mais pelo fato de não ter afinidade com a matéria, porem para facilitar  e despertar interesse aos alunos, deve se usar as aulas praticas como ferramenta para aproximar o aluno do conteúdo.

A aula experimental em si se divide em etapas, o pré-laboratório que é composto por pesquisa para dar uma base ao aluno do que será visto no decorrer do experimento, na sequencia tem se o roteiro  o qual é um passo a passo que o aluno devera seguir, em seguida o experimento e a coleta de dados e por fim a avaliação, que consiste em elaborar um texto com os resultados obtidos, este será  relatório final, juntamente com uma apresentação de slides que será feita pelo aluno para os demais.

         

2.1 A IMPORTÂNCIA DE ENSINAR ATRAVÉS DA PESQUISA

Cada educador possui sua própria metodologia de ensino, indiferente de qual seja ela, todas tem objetivo de agregar conhecimento ao aluno. Por meio da pesquisa o aluno tem possibilidade de descobrir um mundo diferente coisas novas, curiosidades. A pesquisa não deve ter apenas o objetivo de ocupar o aluno, de modo que o mesmo não fique sem nada a fazer, sua finalidade vai alem, formar pessoas curiosas acerca do que se passa no mundo, construindo conhecimento.

Para os alunos se torna mais fácil aprender praticando que apenas observando o que esta sendo feito, conforme cita MÜTSCHELE a seguir:

Do ponto de vista dos alunos, o ensino e a aprendizagem não são atividades envolventes. É significativa a mudança de postura afetiva dos alunos com o passar dos anos escolares: o interesse dos primeiros anos à apatia das ultimas series. Vai se tornando evidente a aversão dos alunos pelas atividades, como podemos verificar claramente pela ansiedade crescente deles. (MÜTSCHELE 1995, p. 13)

É um desafio para o professor tornar a aula teórica atrativa para o aluno, quando falamos em química dificulta mais ainda por ser uma disciplina que poucos têm afinidade, mas uma ferramenta que o educador pode utilizar são as aulas praticas em laboratório, trazendo dinamismo para a classe. Para o educador cabe a função de tentar ao máximo possível fazer com que o aluno levante questões sobre o que esta sendo abordado, que dessa forma ele irá recorrer a pesquisa para sanar essas duvidas e estará interagindo em sala e agregando conhecimento, como cita ANDRÉ:

O processo de investigação da sala de aula se fará basicamente por intermédio da observação direta das citações de ensino-aprendizagem, assim como por meio da analise do material didático utilizado pelo professor e do material produzido pelo aluno. (ANDRÉ, 2013, p. 44)

É fundamental o uso da pesquisa para complementar o que é passado em sala de aula e agregar conhecimento para o aluno. Durante o processo de investigação da sala terá intermédio da observação direta das citações de ensino-aprendizagem, e também por meio da analise do material utilizado pelo aluno e também do material que será produzido pelo aluno. O ensino tradicional faz exatamente o contrario, o aluno fica limitado ao quadro e o caderno, e a aula acaba se tornando pouco atrativa e proveitosa, segundo MÜTSCHELE:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (186.5 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com