TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AULA PRATICA VELOCIDADE DA REAÇÃO

Por:   •  7/5/2019  •  Ensaio  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 3

Prática 01: Estequiometria de uma reação

Introdução:

A estequiometria compreende as informações quantitativas relacionadas a fórmulas e equações químicas. Ela está baseada nas leis ponderais, principalmente na lei de conservação das massas, a qual determina que “a soma das massas dos reagentes é sempre igual à soma das massas dos produtos”; e na lei das proporções fixas (ou definidas), que define “uma substância, qualquer que seja sua origem, apresenta sempre a mesma composição em massa”.

Por meio de cálculos estequiométricos, pode-se calcular as quantidades de substâncias que participam de uma reação química a partir das quantidades de outras substâncias. Nesse experimento será calculado o teor de bicarbonato de sódio (NaHCO3) em um comprimido efervescente a partir da massa de dióxido de carbono (CO2) produzido na efervescência.

Objetivo da aula:

Por meio de cálculos estequiométricos, podemos calcular as quantidades de substâncias que participam de uma reação química, a partir das quantidades de outras substâncias. Neste experimento será calculado o teor de bicarbonato de sódio (NaHCO3) em um comprimido efervescente a partir da massa de dióxido de carbono (CO2) produzido na efervescência.

Materiais e reagentes (1 conjunto por grupo/montar 6 grupos)

• 1 Comprimido efervescente que contenha bicarbonato de sódio (NaHCO3) mas não contenha carbonato de sódio (Na2CO3) (aspirina)

• 1 Becker (10 ml),

• 1 Pipeta de vidro de 10 ml

• 1 Pera

• 1 Balança semi-analítica,

• Pisseta com água destilada.

• 1 Vidro de relógio

Procedimento

1) Coloque 6 ml de água no becker

2) Pese o conjunto: becker com água, vidro de relógio e comprimido (ainda no envelope) e anote a massa obtida, que será denominada massa inicial (mi).

3) Transfira o comprimido para o becker com água e tampe com o vidro de relógio (evita perda de material)

4) Aguarde o final da efervescência e pese novamente o conjunto, incluindo o envelope vazio, e anote essa massa, que será denominada massa final (mf).

Conceitos fundamentais

A efervescência é causada pelo dióxido de carbono (CO2) produzido na reação do bicarbonato de sódio (NaHCO3) com algum ácido contido no comprimido, geralmente o ácido cítrico (H3C6H5O7). Nesse caso, há formação de dihidrogenocitrato de sódio (NaH2C6H5O7), como mostra a equação balanceada abaixo:

Essa reação só ocorre quando os reagentes estão dissolvidos em água. É por isso que esses comprimidos podem ser guardados por muito tempo em embalagens bem fechadas.

A massa de dióxido de carbono produzido – m(CO2) – será calculada subtraindo-se a massa final (mf) da massa inicial (mi):

m(CO2) = mi – mf

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (35.8 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com