TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acetona

Resenha: Acetona. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  Resenha  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 3

Acetona

A acetona é um composto orgânico com fórmula (CH3)2CO. Este líquido incolor e inflamável é o mais simples exemplo de cetona. Ela é miscível na água e é um solvente importante. Em 2009, foram produzidas cinco milhões de toneladas do produto no mundo especialmente para uso como solvente e para a produção de metacrilato de metila e de bisfenol.

O corpo humano a produz e a consume como resultado de transformações metabólicas normais. O nível de acetona é aumentado naturalmente no organismo das mulheres grávidas, das mulheres amamentando e das crianças: suas necessidades energéticas elevadas produzem muito acetona. Dietas destinadas a produzir acetona são receitadas para reduzir as convulsões nas crianças acometidas de epilepsia severa.

A acetona é produzida diretamente ou indiretamente a partir do propileno. Aproximadamente 83 % da acetona são produzidas pelo processo do cumeno assim a produção de acetona é ligada à produção de fenol. O processo do cumeno converte dois materiais relativamente baratos, o benzeno e o propileno, em dois produtos mais valiosos, o fenol e a acetona. O benzeno é alquilado pelo propileno em cumeno (Isopropilbenzeno) que é oxidado com o ar para obter o fenol e a acetona.

Em outros processos, o propileno é diretamente oxidado (processo Wacker-Hoechst), depois hidratado para formar o 2-propanol que é oxidado para a acetona.

Aproximadamente um terço da produção mundial de acetona é usado como solvente e um quarto são consumidos como precursor do metacrilato de metila. Esta aplicação começa pela transformação da acetona em cianohidrina de acetona (Uma cianohidrina é um composto orgânico contendo uma função álcool e uma função ciano no mesmo carbono) que é hidrolisada em amida insaturada depois esterificada para obter o metracrilato de metila : CH2=(CH3)CCO2CH3 .

A terceira utilização da acetona é sua condensação com o fenol para dar o bisfenolA que é um componente de muitos polímeros inclusive os policarbonatos, os poliuretanos e as resinas epoxi.

A acetona é um bom solvente de muitos plásticos e fibras sintéticas inclusive aqueles usadas em laboratório como fracos de poliester, policarbonato e alguns tipos de polietileno. Ela é utilizada como composto volátil em algumas pinturas e vernizes.É um desengraxante poderoso e é utilizado para preparar os metais antes de ser pintados.Milhões de kg de acetona são consumidos para a preparação dos solventes álcool metil isobutil e metilisobutilcetona.A acetona é utilizada pela indústria farmacêutica e como agente de desnaturação do álcool. É presente em excipientes nos produtos farmacêuticos.A pesar de ser inflamável, a acetona é também utilizada como solvente para transportar o acetileno que não pode ser pressurizado no estado puro. Os recipientes contendo um material poroso são primeiro enchidos de acetona e depois de acetileno que se dissolve na acetona. Um litro de acetona pode dissolver 250 litros de acetileno.

A acetona é utilizada nas aplicações médicas e cosméticas e consta na lista de aditivos alimentares. É utilizada em processos de rejuvenescimento da pele.No laboratório, a acetona é utilizada como solvente polar aprotico em diversas reações químicas como as reações SN2. É um solvente comum para a limpeza da vidraria do laboratório por razão de seu preço baixo, porém não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com