TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PREPARAÇAO DA ACETONA POR OXIDAÇÃO DE ÁLCOOL SECUNDÁRIO

Por:   •  19/5/2015  •  Ensaio  •  1.137 Palavras (5 Páginas)  •  1.727 Visualizações

Página 1 de 5

PREPARAÇAO DA ACETONA POR OXIDAÇÃO DE ÁLCOOL SECUNDÁRIO

Ana Carla Souza Costa

RESUMO

   A acetona é um das mais importante substância do grupo cetona e tem uma vasta aplicação industrial  é obtida através de vários processo ,entre eles podemos destaca, o processo de Hock e a oxidação de álcool isopropilico. Na obtenção de acetona pela a oxidação do álcool utilizou-se uma solução oxidante composta por dicromato te potássio (K2Cr2O4)  ,água destilada e ácido sulfúrico. Adicionou-se esta solução a solução alcoólica( H2O + C3H6O)  em ebulição em um sistema de destilação. A parti de teste específico observou que  o produto obtido neste processo era a acetona.

PALAVRAS-CHAVE: Acetona. Oxidação. Álcool  

INDRODUÇÃO

  A acetona (C3H6O) também conhecida como propanona, dimetilcetona, 2-propanona pertencer ao grupo de compostos orgânico das cetonas uma vez que apresenta em sua estrutura um grupo cabonila ligado a dois átomos de carbono. Está substancia é um liquido límpido incolor volátil,altamente inflamável, que apresenta odor característico, que de acordo com a resista abril/2003 é um odor suave de frutas. Tem peso molecular 58,08 g.mol-1, densidade 0,786g/mL medida a 22,7ºC , ponto de fusão -94,0ºC, ponto de ebulição 56,0ºC ,é miscível em água, metanol,clorofórmio,dimetilformamida, éter e muitos óleos.

  A propanona é a cetona de maior uso comercial, é utilizada como solvente para tintas, vernizes, esmalte, removedores e adesivos; como agente de limpeza de produto eletrônicos, adsorvente, intermediário em química orgânica de compostos e produtos farmacêuticos.  Segundo Walcimar T. Vellasco Júnior a acetona é um reagente de extrema utilidade e uma das suas principais aplicações industriais é na síntese do bisfenol A, matéria prima importante para a obtenção de plásticos de policarbonato e resinas epóxi.  E na síntese do metacrilato de metila.  

  A  produção industrial da acetona teve inicio na primeira guerra  Mundial através do processo fermentativo, a parti de então  fora utilizado vários processo para obtenção  da acetona,  tais como, destilação seca do acetato de cálcio, destilação seca  da madeira,decomposição catalítica do ácido acético , oxidação do álcool isopropílico e pelo processo de Hock.  

  Hoje em dia o processo de Hock  é um dos mais utilizado na industria, nele o benzeno reage com o propileno na presença do catalisador  H3PO4 , na sequência o cumeno formado é oxidado pelo oxigênio do ar ,gerando o hidroperoxido de cumina, que na presença de ácido sulfúrico é clivado a acetona e fenol.

  A oxidação do álcool isopropilico consiste na reação desse álcool  como oxigênio na presença de um canalizado que pode ser tanto o dicromato de potássio(K2Cr2O4) como também o permanganato de potássio(KMnO4)   e tem como produto da reação a acetona com alto grau de pureza, porém esse processo vem sendo substituído na indutria pelo processo de Hock. O presente artigo tem como objetivo descreve o processo de obtenção da acetona pela processo descrito acima.

MATERIAL UTILIZADO

- Balão de destilação                      -Condensador                             -Proveta

- Rolha                                            - Becker                                      -Funil

- Funil de separação                     - Pérolas de vidros              - Tela de amianto

- Manta de aquecimento

Reagentes

-Álcool isopropílico                     -Ácido sulfúrico        - dicromato de potássio

PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS  

Preparação da solução oxidante

  • Pesou-se 15g de dicromanto de potássio  K2Cr2O4
  • Mediu-se 80 mL de água destilada  
  • Mediu-se 13 mL de ácido sulfúrico
  • Transferiu o dicromato para o béquer  e adicionou-se a águas  
  • Diluiu-se a mistura e adicionou-se lentamente o ácido
  • Resfriou-se a solução

Preparação da acetona

  • Mediu-se 10mL de água destilada  e 32 mL de álcool isopropilico
  • Adicionou-se a água e o álcool ao balão  de destilação
  • Adicionou-se perolas de vidros a solução
  • Misturou-se a  solução
  • Levou-se a o sistema de destilação
  • Transferiu-se a solução oxidante para  o funil de separação
  • Quando a solução contida no balão de destilação começou a entra em ebulição liberou-se lentamente a solução oxidante
  • Resfriou-se  o produto da destilação( acetona)

RESULTADO, DISCUSÕES E CONCLUSÕES

  Durante a preparação da solução oxidante notou-se que ocorre uma reação exotérmica quando se adiciona o ácido sulfúrico a solução de dicromato de potássio e água. Observou-se também que quando  está é liberada sobre a solução alcoólica ocorreu uma mudança de coloração da solução de álcool que passa de transparente para preta e logo em seguida obter um coloração verde escuro.  A  solução oxidante é liberada lentamente para que  a solução alcoólica não para sua ebulição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (131 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com