TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Utilização Do Picnometro Acetona

Casos: Utilização Do Picnometro Acetona. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  1.109 Palavras (5 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 5

1. Introdução

Com esta experiência vamos tentar descobrir a densidade do álcool isopropílico com o picnômetro, e para que o nosso trabalho estivesse bem explícito, tentamos colocar aqui uma breve introdução sobre a densidade. A massa volúmica ou densidade define-se como a propriedade da matéria correspondente à massa por volume. A quantidade de massa existente num dado volume é chamada densidade. Quando a matéria se expande, sua densidade diminui e quando a matéria se contrai, sua densidade aumenta. Com este conceito temos uma unidade de medida, que pode ser dada gramas (g) por centímetros cúbicos (cm3). A densidade depende da massa dos átomos ou moléculas individuais. Se um gás é composto de cinco vezes mais massa molecular que outro, a densidade do segundo será cinco vezes menor que do primeiro. Dando-se desta forma para os estados líquido e sólido. A densidade por ser medida por beckers, provetas, picnômetros e densímetros. A fórmula mais conhecida é a divisão das gramas pelo ml.

Nesta prática você irá utilizar um picnômetro, um pequeno frasco de vidro construído cuidadosamente de forma que o seu volume seja invariável, e por ser apropriado para determinar a densidade de líquidos e sólidos. Ele possui uma abertura suficientemente larga e tampa muito bem esmerilhada, provida de um orifício capilar longitudinal, este é semelhante a um balão volumétrico, onde a tampa é substituída por um tubo capilar, e que pode ser encontrado comercialmente com volumes que variam de 1 a 100 ml. Para se obter a densidade, a massa pode ser determinada diretamente utilizando-se uma balança de precisão e o volume através do volume do picnômetro. Como o volume do picnômetro na temperatura de trabalho deve ser conferido é necessário calibrar o picnômetro, utilizando-se para isso um líquido (água, por exemplo) de densidade conhecida nessa temperatura.

A densidade é determinada em duas etapas. Primeiro determina-se a massa do corpo cuja densidade se quer medir; em seguida, determina-se a massa de água destilada à temperatura de 4o C, cujo volume seja igual ao do corpo em questão. Obtidos esses dois valores bastam dividir o primeiro pelo segundo, para se estabelecer o valor da densidade. No caso dos gases, utiliza-se como padrão a densidade do ar nas condições normais de temperatura e pressão. Em laboratórios, a determinação da massa específica pode ser feita com grande precisão, por meio de aparelhos simples. Essa medida é de grande importância na física e na química modernas, pois com ela pode-se chegar a valores aproximados dos pesos moleculares dos gases e dos pesos atômicos e moleculares de substâncias sob a forma de cristal. Seu estudo é importante subsídio na análise da constituição de soluções líquidas e gasosas, bem como na determinação de constantes físicas como a tensão superficial e a viscosidade. A temperatura e a pressão são fatores que influem no valor da densidade. Normalmente, a um aumento de temperatura corresponde um decréscimo no valor da densidade, e a um aumento de pressão corresponde um aumento de densidade.

O termo densidade denota, de maneira geral, a relação existente entre uma grandeza e o espaço ou volume associado a ela.

2. OBJETIVO

• Determinar a desidade do alcool isopropilico atraves do picnômetro .

• Reconhecer a importância da densidade.

3. MATERIAIS E MÉTODOS

3.1) Materiais Utilizados:

1) Picnômetro

2)Piceta

3)Becker

4)Papel toalha

5)Balança de precisão

6)Termômetro

3.2) Reagentes utilizados:

1)Água

2)Acetona

3.3) Procedimento Experimental 1 : Calibração

1) Pesamos o Picnômetro vazio 3 vezes para obter a massa Mpic(v).

2) Pesamos o picnômetro com água 3 vezes e tiramos a média pra obter a Massa Mpic(H2O).

3)Em um béquer de 250,0 ml limpo, coloquemos aproximadamente 150,0 ml de água destilada.

4) Aguardemos alguns minutos até atingir o equilíbrio térmico a temperatura ambiente .

5)Cuidadosamente pegamos picnômetro vazio e seco.Utilizamos um pedaço de papel para carregar o picnômetro.

6)Completamos o picnômetro com água destildada do béquer.

7) Tampamos o picnômetro de maneira que o excesso de água escorra pelo capilar.

8) Verifiquamos se bolhas de ar não fique aprisionadas no interior do picnômetro.

9) Colocamos o picnômetro preenchido dentro do béquer contendo o restante da água destilada, evitando que o nível de água do béquer atinja a tampa do picnômetro.

10) Aguardamos 10,0 minutos para que se atinja o equilíbrio térmico.

11) Verifiquamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com