TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agroquímicos e pesticidas

Tese: Agroquímicos e pesticidas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  Tese  •  1.643 Palavras (7 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 7

Pesticidas

Agrotóxicos e pesticidas são produtos químicos largamente utilizados na agricultura, nas lavouras de arroz, soja, milho, feijão e da maioria dos alimentos que chegam a nossa mesa, assim como também são utilizados na pecuária e também no ambiente doméstico. A utilização de agrotóxicos na agropecuária, é atualmente considerado imprescindível pata que os produtores possam alcançar um rendimento capaz de lhes oferecer maior lucro.

A Periculosidade dos Agrotóxicos

Entre os agrotóxicos mais utilizados a maioria deles possuem substancias altamente perigosas a saúde e a vida humana e de outros seres vivos, de tal sorte que a OMS – Organização Mundial da Saúde, juntamente com a FAO – Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação insistiram na necessidade de serem adotadas regras para a venda e para a manipulação desses agrotóxicos, como forma de precaver o homem das possíveis conseqüências, a curto, médio e longo prazo, pois segundo estudos da OMS, cerca de 3% dos trabalhadores que são expostos aos agrotóxicos acabam sofrendo alguma forma de intoxicação, estimando-se que ocorram cerca de 3 milhões de casos anualmente no mundo todo, destes 700 mil com distúrbios neurológicos e outros efeitos adversos, outros 80 mil apresentam câncer e outras 220 mil casos com a morte dos usuários.

Brasil é o Campeão no Consumo de Agrotóxicos

Foi na década de 70 que os agrotóxicos e pesticidas começaram a ser utilizados no Brasil, e como forma de estimular o aumento da produção o governo então obrigava o uso desses insumos pelos produtores rurais que buscavam os recursos do crédito rural para suas lavouras. Dessa forma seu uso de disseminou por todo o país, e mesmo que não utilizava do crédito rural para plantar foi obrigado a utilizar os agrotóxicos para se manter no mercado, devido ao maior rendimento obtido com o uso do produto, independente dos efeitos colaterais, ou seja das conseqüências a saúde humana e do meio ambiente. Hoje em dia, somente os adeptos dos alimentos orgânicos, na maioria produtores que cultivam pequenas áreas, é que não utilizam os agrotóxicos em suas plantações. Esse quadro transformou o Brasil em um dos maiores consumidores de agrotóxicos do mundo, enquanto a ANVISA adverte que produtos comuns na nossa mesa têm um alto índice de resíduo dos agrotóxicos, entre eles temos a cenoura, pimentão, uva e morango.

Saúde e Educação

Mesmo sabendo de todas as conseqüências do uso dos agrotóxicos o Brasil ainda não dispõe de uma política de educação e saúde voltada a conscientização dos trabalhadores rurais sobre is riscos eminentes no uso dessas substancias. Os seios problemas de saúde causados pelos agrotóxicos não se restringem somente aqueles que manuseiam diretamente cm os produtos, pilotos de aviões, moradores de pequenas cidades próximas a zonas de lavouras também podem ser atingidos por nuvens de pesticidas trazidas pelo vento, num fenômeno denominado pulverização por deriva. As conseqüências do uso e do contato com os agrotóxicos e pesticidas podem trazer graves conseqüências, contaminando também os recursos hídricos. Portanto projetos educacionais que abordem diretamente sobre a necessidade de adotar

medidas de segurança no seu manuseio, e sobre os riscos a saúde, que podem ser desde uma intoxicação até o desenvolvimento de doenças graves e a morte, são essenciais para orientar e conscientizar esta população.

Poluição e Lixo.

Em geral o verdadeiro causador deste grande problema ambiental é simplesmente o homem, e por mais irônico que pareça somente ele pode combater o próprio mal criado. As indústrias, os carros e as residências são algumas ações humanas que emitem diariamente centenas de poluentes no meio ambiente, e que vem se agravando negativamente cada vez mais.

Esgotos sem tratamentos adequados acabam liberando poluentes que provocam a deterioração dos rios, lagos e oceano, além de outros diversos tipos de poluentes liberados através dos lixos. De acordo com pesquisas feitas cerca de 77% dos poluentes vem de fontes terrestres e se concentram principalmente em regiões costeiras que são habitadas por considerável número de pessoas. Um estudo feito pela Academia Nacional de Ciências dos EUA estima que 14 bilhões de quilos de lixo são jogados (sem querer ou intencionalmente) nos oceanos todos os anos.

É no esgoto também que se encontram bactérias, vírus e larvas de parasitas que são considerados muitas vezes nocivos, mas entre essas bactérias que contém um grupo particular que é apontado como o grande causador da poluição existe pelo menos 30% das praias brasileiras que tem mais coliforme fecal do que deveriam – um sinal de que tem esgoto demais por ali.

As residências também contribuem negativamente com o aumento da poluição, o lixo é um dos principais problemas nos grandes centros urbanos, principalmente nos países de primeiro mundo, os EUA, por exemplo, produz cerca de 10 bilhões de toneladas de lixo sólido ao ano, em geral as residências têm como principais agentes poluidores as embalagens descartáveis, o reutilizando e reciclagem desses produtos, seriam grandes medidas a proporcionar resultados favoráveis.

A emissão de gás carbônico por carros no Brasil cresceu consideravelmente e os fatores agravantes para este problema são vários, o aumento da frota de carros rodando nas estradas brasileiras nos últimos anos, de cerca de três milhões e meio de carro por ano, nos últimos dois anos, com isso ocasionam sérios problemas de saúde, especialmente doenças respiratórias e irritações nos olhos e nariz em crianças e adultos.

Poluição atmosférica

Considera-se poluente qualquer substância presente no ar que, pela sua concentração, possa torná-lo impróprio, nocivo ou ofensivo à saúde, causando inconveniente ao bem-estar público, danos aos materiais, à fauna e à flora, ou seja prejudicial à segurança, ao uso e gozo da propriedade e às atividades normais da comunidade.

Existem muitas maneiras de se classificar os poluentes. Entretanto, antes de se analisar qualquer delas, é oportuno conhecer a composição do "ar atmosférico limpo".

* Poluentes naturais, são as cinzas e gases de emissões vulcânicas altamente tóxicas compostas principalmente de enxofre, partículas do solo ou gotículas de água salgada do mar, partículas e gases de incêndios florestais e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com