TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alumínio e Ligas de Alumínio

Seminário: Alumínio e Ligas de Alumínio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2013  •  Seminário  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  789 Visualizações

Página 1 de 2

Alumínio e Ligas de Alumínio

Ciclo de vida do alumínio

Mineração de Bauxita

A mineração de bauxita é o primeiro passo na produção de alumínio. O bauxita é o terceiro elemento mais abundante encontrado na natureza.

O minério a partir do qual o alumínio é produzido é o bauxita. Desconsiderando vários graus de qualidade, estimativas de reservas de bauxita indicam fornecimento adequado por pelo menos 400 anos. Mais de 130 de milhões de toneladas de bauxita são minadas a cada ano, os principais depósitos estão nos Trópicos e Subtropicos.

A bauxita está sendo extraída na Austrália, América Central, América do Sul (Jamaica, Brasil, Surinami, Venezuela e Guiana), África (Guiné), Ásia (Índia e China) CIS e partes da Europa (Grécia e Hungria). Em muitas destas regiões a extração de bauxita é o único recurso natural valioso.

A produção de alumina

Alumina é a matéria-prima para a produção de alumínio primário e é extraído do bauxita.

Bauxita tem que ser transformado em óxido de alumínio puro (alumina) para que possa ser convertido em alumínio por eletrólise. Isto é conseguido através de um processo de utilização de um processo químico, em refinarias de alumina Bayer. O óxido de alumínio é liberado das outras substâncias da bauxita em uma solução de soda cáustica, que é filtrada para remover todas as partículas insolúveis. O hidróxido de alumínio é então retirado a partir da solução de soda, lava-se e seca-se e ao mesmo tempo a solução de soda é reciclada. Após calcinação, o produto final é o óxido de alumínio (Al2 O3), que é um pó de grão fino e branco.

Quatro toneladas de bauxita são necessárias para a produção de duas toneladas de alumina, que por sua vez produz uma tonelada de alumínio na fundição primária. Em 2003, 59 milhões de toneladas de alumina foram produzidas em todo o mundo.

As principais zonas de produção são:

Zona de produção Porcentagem

Austrália 16,7%

América Central e do Sul 12,3%

América do Norte 6,2%

Europa 6,4%

CIS 6,2%

China 6,1%

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com