TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Constituiçao De Israel Primitivo: A Liga Tribal E Suas Instituiçoes

Monografias: A Constituiçao De Israel Primitivo: A Liga Tribal E Suas Instituiçoes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  782 Palavras (4 Páginas)  •  924 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE

CENTRO DE HUMANIDADES – CH

CURSO: HISTÓRIA LICENCIATURA

DISCIPLINA: HISTÓRIA ANTIGA I

A CONSTITUIÇÃO DE ISRAEL PRIMITIVO: A LIGA TRIBAL E SUAS INSTITUIÇÕES.

Israel, em sua unificação, não possuía nenhum poder ou governo central, no entanto, não excluía a possibilidade de haver um representante líder que se usava de meios políticos para liderar. Para falar em um reino unificado, é necessário que se entenda que, diferentemente do modelo Estatal implantado no Ocidente, no qual a religião é menos vinculada ao Estado, embora dele também faça parte, como na Grécia e em Roma, no Antigo Oriente Próximo, especificamente em Israel, política e religião funcionam simultaneamente em um mesmo caminho. Ciro F. Cardoso diz que:

Ora, no antigo Oriente Próximo só artificialmente podemos separar ‘política’, ‘economia’ e ‘religião’. Os templos eram parte integrante do aparelho de Estado, tanto quanto o palácio real; templos e palácios eram elementos centrais na organização das atividades que hoje consideramos ‘econômicas’ (as de produção, distribuição e circulação de bens e serviços).

No trecho acima citado, tanto o “Estado” israelita, quanto os outros modelos de Estado do antigo Oriente Próximo são profundamente ligados à religião, sendo teoricamente impossível visualizar uma separação entre ambos, ou seja, poder e religião. Porem, “Israel primitivo não tinha nenhum aparato de Estado: nem governo central, nem capital, nem máquina administrativa” , como cita John Bright. E mostra também, que a unidade de Israel não foi criada somente pelo resultado da ação conjunta diante do perigo, sem negar que os embates também, não tenham gerado e intensificado um sentimento de união.

O santuário onde era abrigada a Arca da Aliança era o ponto principal, onde os membros se reuniam para buscar a presença de Iahweh para renovar suas ligações e também para resolver assuntos coletivos das tribos. Iahweh era para eles, o Deus que tinha dado a vitória sobre os senhores da cidade, com isso passaram a jurar ser povo de Iahweh como cita Bright, “A liga, de fato, era a expressão externa da religião javista primitiva” . O culto no templo e a aliança se mostrava muito importante na crença dos israelitas e era focado em grandes festas anuais, eram todas festas mais antigas que Israel, que, exceto a Pascoa eram de origem agrícola. Israel, ao longo do tempo, foi dando novos significados a essas festas, atribuindo a elas sua história e seus avanços na celebração de Iahweh. Israel teceu em sua vida a lei da aliança desde o início, que vinha em cláusulas impostas pelo Soberano, porem, essas cláusulas não formavam um código de lei, elas tinham uma autoridade que obrigava os membros da comunidade regular suas ações quanto a Deus e aos próximos. Após se firmar a ocupação israelita na Palestina, a confederação tribal se formou aproximadamente no final do século doze.

As posses territoriais de Israel não tinham uma perfeição, apesar de ter em seu domínio muitas áreas montanhosas da Palestina, pois por combater a pé não podiam se arriscar nas planícies e enfrentar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com