TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ligas de alumínio

Relatório de pesquisa: Ligas de alumínio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2012  •  Relatório de pesquisa  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  709 Visualizações

Página 1 de 2

hfhsajdjsaouhdjsahdksa

Ligas de alumínio

Física, química e mecanicamente, o alumínio é um metal como o aço, latão, cobre, zinco, chumbo ou titânio e, como tal, pode ser derretido, fundido, conformado e usinado de modo muito parecido com esses metais. Além disso, ele conduz corrente elétrica.

Quando combinado com pequenas quantidades de outros produtos químicos, as ligas de alumínio podem aperfeiçoar muito algumas das características naturais do alumínio. O alumínio e suas ligas reúnem diversas funcionalidades que fazem com que sejam muito apropriados para uma série de aplicações em praticamente todos os setores industriais.

Propriedades do alumínio

As principais propriedades que fazem com que o alumínio e suas ligas sejam as opções mais econômicas e atraentes para uma grande variedade de aplicações são:

• Aparência

• Leveza

• Resistência à corrosão

• Propriedades físicas

• Propriedades mecânicas

• Capacidade de conformação

• Reciclabilidade

Físico-quimicas ------Propriedades físicas

As superfícies de alumínio podem ser altamente refletivas. A energia radiante, as luzes visíveis, o calor radiante e as ondas eletromagnéticas são refletidos de maneira eficiente, enquanto que as superfícies anodizadas claras e escuras podem ser refletivas ou absorventes. Essa é a razão por que muitas vezes o alumínio é selecionado para uma série de aplicações decorativas e funcionais, como por exemplo, em fachadas de prédios.

O alumínio oferece excelente condutividade térmica e elétrica, é não-ferromagnético, não inflamável, não tóxico e seu acabamento final oferece uma aparência muito agradável. O alumínio é imbatível como material de embalagem para alimentos e bebidas, assim como para produtos farmacêuticos.

A folha de alumínio, mesmo quando laminada em até apenas 0,007 mm de espessura, continua sendo totalmente impermeável, não permitindo a entrada ou saída de luz, aroma ou sabor. Como o metal em si não é tóxico, ele não libera substâncias sobre o aroma ou sabor dos conteúdos, por isso, o alumínio é imbatível como material de embalagem para alimentos e bebidas, assim como para produtos farmacêuticos.

Substituição do aço por alumínio

Depende da ocasião , tem que estudar qual metal e melhor pra cada ocasião , por exempre estrutura de uma ponte (aço) pois o alumínio não e tão resistente quanto o aço , o alumínio e um metal leve e um aço pesado , a diferença ta no peso ,durabilidade e resistência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com