TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise e Resultados Primeiro experimento: Ferro + Cobre

Por:   •  26/4/2018  •  Ensaio  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  727 Visualizações

Página 1 de 4

Dados, Análise e Resultados

  • Primeiro experimento: Ferro + Cobre

No experimento com as laminas de ferro e cobre, conclui-se que o ferro sofreu oxidação e o cobre redução, ou seja, em solução aquosa ha uma tendência de transferência de elétrons do Ferro para o Cobre. Além disso devido a presença de fenolftaleína a região próxima a lamina de Cobre ocorre o aparecimento da área rosa, por sua vez, é devido à formação do íon hidroxila a partir do oxigênio dissolvido na solução, segundo a reação:

 O2 + 2H2O + 4e  4OH̵

Essa é uma reação de redução, também chamada de reação catódica, uma vez que os elétrons são consumidos na reação. Essa reação é mais conhecida como reação de redução do oxigênio. Ela ocorre graças aos elétrons que são gerados pela reação anódica e que se deslocam através do metal, da região azul para a região rosa, isto é, da região anódica para a região catódica, conforme indicado

[pic 1][pic 2]        

  • Segundo experimento: Ferro + Cobre + Zinco

No experimento 2 a adição das laminas de Cobre, Zinco e Ferro resultou em uma coloração vermelha em volta da lamina de Cobre, mostrada a mesma reação do experimento 1 (presença de íons OH-). Na lamina de zinco não foi observado características da reação de oxidação. Neste experimento concluímos que o zinco cede elétrons para o cobre protegendo o ferro da oxidação, tornando o ferro um catodo.

[pic 3]

[pic 4]

  • Terceiro experimento: Bateria +Ferro + Cobre

No experimento 3 conectamos uma lamina de ferro ao polo negativo da bateria e a lamina de cobre ao polo positivo, ambos ligado por um fio transmissor de corrente, assim percebe-se a colocaracao avermelhada ao redor da lamina de ferro, denominando esse fenômeno de proteção catódica por corrente impressa. Como consequência desse fenômeno ocorreu a corrosão do cobre o que chamou atenção da equipe, pois muitas vezes a proteção catódica por corrente impressa e utilizada quando a proteção galvânica não e suficiente. Por fim o grupo obteve os resultados esperados e desejados em todos os experimentos.

[pic 5]

Conclusão:

Após serem realizados todos os experimentos, o grupo conseguiu organizar e relatar os métodos e reações realizadas. Em nosso relatório apresentamos uma breve introdução contendo os principais tópicos dos experimentos e apresentando cada um deles. Foi exposto os matérias utilizados para tal experimentação, os método de elaboração, fotos no momento da elaboração, os resultados obtidos e conclusões discutidas em grupo.

Na primeira parte do experimento ao conectar-se as laminas de ferro e cobre e mergulha-las na solução percebeu-se que em volta da placa de cobre o meio se tornou rosa, o que significa que o cobre estava sendo envolto pelo ferro que estava corroendo.

Na segunda parte do experimento onde as três lâminas foram colocadas juntas e amarradas na solução, notou-se que o meio ficou rosa tanto em volta da placa de cobre assim como na de ferro, indicando que quem sofreu a corrosão neste caso foi o zinco.

Já na terceira parte da pratica onde amarrou-se a lamina de ferro no polo negativo de uma pilha e a de cobre no polo positivo observou-se que em torno do ferro a solução ficou rosa indicando a corrosão do cobre. Isso ocorre devido à posição das laminas nos polos da pilha sendo que sempre a lamina presa ao polo positivo irá corroer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (913.9 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com