TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resultados do experimento 2.2 Teste com base forte para NH4+

Por:   •  5/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 2

Resultados do experimento 2.2 Teste com base forte para NH4+

Ao aproximar o bastão de vidro molhado com HCl no tubo de ensaio que continha uma solução de NH4Cl 0,2 M e NaOH 4 M, foi possível observar a liberação de fumaça branca de dentro do tubo. Tal fato ocorreu, pois, é formado NH3 dentro do tubo de acordo com a reação:

       NH4+ (aq) + OH- (aq)  NH3 (aq) + H2O (l)

Segundo Vogel (1981), os íons amônio são derivados do amoníaco, NH3, e do íon hidrogênio, H+. As características desses íons são semelhantes as dos íons metais alcalinos. Os sais de amônio são geralmente compostos solúveis em água, formando soluções incolores.

E o NH3 que se desprendeu reagiu com o HCl de acordo com a reação:

        HCl (g) + NH3 (g)  NH4Cl (s)

Resultando em uma fumaça branca , constituida de pequenas partículas de NH4Cl.

Resultados do experimento 2.3(Separação de cátions do grupo II: Ca2+ e Ba2+)

Na primeira parte do experimento, a formação de uma solução de Ca (NO3)2 com Ba (NO3)2, ácido acético, CH3CH2Na e K2Cr2O7, resultou em uma solução tampão cujo pH estava em torno de 5, no qual algumas reações são obtidas:

Cr2O72- (aq) + H2O (l)  2 CrO42- (aq) + 2 H+ (aq)

  Ba2+ (aq) + CrO42- (aq)   BaCrO4 (S)

Nesse pH, após o tubo ser centrifugado ,é formado uma solução sobrenadante vermelho alaranjada e precipitado BaCrO4 é amarelo. O sobrenadante foi recolhido e o BaCrO4 ficou no tubo, que, ao ser unido com o HCl, exigiu um teste da chama, o qual indicou a presença de íons Ba 2+ por meio de uma coloração esverdeada.  

No sobrenadante recolhido, foi adicionado NH4OH e (NH4)2C2O4, seguindo a seguinte reação:

CaC2O4 (S)  Ca2+ (aq) + C2O42- (aq)

 Essa solução também foi centrifugada e o novo sobrenadante foi descartado. Ao precipitado foi adicionado HCl e ao realizar um novo teste da chama, indicou presença de íons de ca2+, pela tonalidade vermelho tijolo da chama.  

Segundo VOGEL (1981), o cálcio é um metal branco prateado, relativamente mole. O cálcio forma o cátion cálcio (II) em soluções aquosas, seu sais são pós brancos e formam soluções incolores.

Em solução de oxalato de amônio, o precipitado branco ocorre imediatamente em soluções concentradas e lentamente e soluções diluídas.

A precipitação é facilitada com a adição de oxalato de amônio, tornando a solução alcalina. O precipitado é praticamente insolúvel em ácido acético, mas facilmente solúvel em ácidos minerais.

VOGEL, Arthur Israel.et. al. Química analítica qualitativa. 5ª ed. São Paulo: Mestre Jou, 1981.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (142.1 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com