TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise volumétrica

Trabalho acadêmico: Análise volumétrica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.989 Palavras (8 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 8

1 - RESUMO:

O teor de ácido acético (CH3COOH) no vinagre é determinado volumetricamente titulando-se certa quantidade de vinagre com uma solução padrão de hidróxido de sódio (NaOH). Usa-se uma solução de fenolftaleína como indicador, a fim de se ver o fim da reação. Com isso, pode-se calcular o teor de acidez do vinagre analisado, através da técnica de volumetria de neutralização a partir de uma solução de NaOH previamente padronizada.

2 – INTRODUÇÃO TEÓRICA:

2.1 – Análise Volumétrica:

A análise volumétrica, também conhecida como volumetria, determina quantitativamente a concentração de uma solução qualquer a partir de uma outra solução com volume definido.1

Essa solução cujo volume é conhecido recebe o nome de Solução Padrão. Frequentemente, essa solução é colocada dentro de uma bureta, passando a ser chamada de titulante.

Posteriormente, essa solução é gotejada dentro da outra solução da qual não se conhece a concentração (titulada) até algum indicador ácido-base se manifestar, mostrando que foi atingido o ponto de viragem da amostra. Então mede-se o volume gasto na bureta e através de cálculos estequiométricos descobre-se a concentração da solução titulada. Esse processo é conhecido como titulação ácido-base.

Figura 1: Análise do Volume em Soluções.

2.2 – Indicadores ácido-base:

Desde muito antigamente, a humanidade sempre teve a necessidade de identificar se algum determinado composto é ácido ou básico.

Para que essa identificação fosse feita de forma mais precisa criou-se a escala de pH, a qual determina a concentração de H3O+ em uma substância.

A escala de pH varia de 0 a 14, sendo que uma substância será ácida se apresentar pH menor que 7 e será básica se o mesmo for maior que 7.

Figura 2: Escala de pH com alguns exemplos de substâncias

Além da escala de pH, existem muitos indicadores ácido-base. Alguns deles são extraídos diretamente da natureza, sendo então chamados de indicadores naturais, como por exemplo extrato de repolho roxo, de beterraba, de rosas vermelhas, entre outros.

Figura 3: Extrato de repolho roxo, exemplo de indicador natural.

Nos laboratórios são muito usados os chamados indicadores universais, os quais possuem uma cor definida para cada pH existente na escala.

Um indicador muito usado é o papel tornassol, que apresenta cor azul quando em meio básico e cor vermelha em meio ácido. Além desse ainda existe a fenolftaleína que é incolor em meio ácido e vermelho em meio básico. Há também o alaranjado de metila que é vermelho em meio ácido e alaranjado em meio básico, e também o azul de bromotimol que é amarelo em meio ácido e azul em meio básico2.

Figura 4: Tornassol, indicador universal

2.3 – Concentração Molar:

Concentração molar ou molaridade é a quantidade de matéria (mol) presente em uma determinada quantidade de volume. No sistema internacional de unidades (SIU) utiliza-se mol/L3. Esse valor é obtido pela fórmula abaixo:

M = nº de mol do soluto

Volume da solução

Figura 5: Concentração Molar.

3 – OBJETIVO:

Determinar a quantidade de ácido acético no vinagre através de volumetria de neutralização.

4 – PARTE EXPERIMENTAL:

4.1 – Reagentes e Materiais:

• Bureta de 50 mL;

• Béquer;

• Erlenmeyer;

• Suporte universal;

• Solução de hidróxido de sódio (NaOH) à 0,1 N;

• Solução de vinagre contendo ácido acético (4 % de acidez);

• Solução indicadora de fenolftaleína;

• Água destilada.

Figura 6: Bureta, suporte universal e erlenmeyer. Figura 7 - Béquer.

Figura 8: Solução de NaOH. Figura 9: Solução de ácido acético: Vinagre.

Figura 10: Solução indicadora de fenolftaleína. Figura 11 - Água destilada.

4.2 – Procedimento:

1. Pipetou-se em duplicata, 5 mL da amostra e transferiu-se para Erlenmeyer de 120 mL.

2. Adicionou-se aproximadamente 2 - 3 gotas de solução alcoólica 0,1% m/v de fenolftaleína ao erlenmeyer.

3. Titulou-se com solução padronizada de hidróxido de sódio (cerca de 0,1mol/L) até o aparecimento de uma leve coloração rosa, que persiste por 30 segundos após agitação.

4. Anotou-se o volume de NaOH gasto e repetiu-se o procedimento para mais uma amostra.

5. Calculou-se a acidez total do vinagre expressando o resultado em % m/V de ácido acético.

5 – RESULTADOS E DISCUSSÕES:

Colocou-se na bureta 50 mL de NaOH, depois adicionou-se no erlenmeyer 5 mL de ácido acético (vinagre) e 2 à 3 gotas de fenolftaleína e realizou-se o processo de titulação, obtendo os seguintes resultados:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com