TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicação as Regras de Solubilidade

Por:   •  26/12/2022  •  Relatório de pesquisa  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 4

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL[pic 1][pic 2]

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ CAMPUS BELÉM

RELATÓRIO DE PRÁTICA EXPERIMENTAL CRISTALIZAÇÃO

Disciplina: Fundamentos de Mineralogia

Matrícula: 20211624168

Docente: Adalciléio Lúcio De Souza Duarte

Turma: M1621NE

Discente: Hitalo Christhoffer Alamar Melo

Data do experimento: 22/10/2021

  1. INTRODUÇÃO

A cristalização é um dos métodos de produção de material particulado na indústria química, sendo uma técnica de separação usada há séculos (GIULIETTI et al, 2001). O processo de cristalização consiste na organização de átomos ou moléculas em uma estrutura de cristais rígida e bem definida para minimizar seu estado energético. Nesse contexto, a menor parte da estrutura de um cristal é chamada de célula unitária, que pode aceitar átomos ou moléculas para evoluir em um cristal macroscópico, ou seja, podendo ser visto a olho nu (METTLER TOLEDO, [s/d]). (O QUE É?)

Durante a cristalização, átomos e moléculas se unem em ângulos bem definidos para formar uma forma de cristal característica com bordas e faces lisas. Embora a cristalização possa ocorrer na natureza, a cristalização também conta com uma ampla aplicação industrial como uma etapa de separação e purificação nas indústrias farmacêutica e química (METTLER TOLEDO, [s/d]). (COMO?)

A primeira etapa da cristalização é a nucleação, ou seja, a formação de núcleos, também denominados de sementes ou gérmens, que são pequenos cristais estáveis, a partir dos quais ocorre o crescimento. A nucleação e o crescimento ocorrem em soluções supersaturadas, seja pelo aumento na concentração (p. ex. por evaporação do solvente) ou por variações na temperatura; na maioria das soluções, a diminuição da temperatura favorece a cristalização (COSTA; ANDRADE, 2014). (COMO?)

O cloreto de sódio (NaCl) é comumente conhecido como sal, uma mercadoria barata e prontamente disponível. Um requisito básico para toda a vida, é pode ser encontrado em toda a terra, seja em depósitos subterrâneos naturais como o mineral halita, e também em lagos salinos, além de ser o maior componente de sólidos dissolvidos encontrados na água do mar (FELDMAN, 2005).(O QUE É?)

Diante desse contexto, o objetivo deste experimento consistiu em promover a cristalização do cloreto de sódio pelo método de solução supersaturada. A supersaturação em meio líquido promove formação de núcleos estáveis, os cristais crescem e adquirem forma resultante da combinação das energias livres individuais de cada face do cristal, o que definirá a forma final do cristal ou hábito cristalino. Além disso, esse método é prático e rentável, o que facilita a execução dos procedimentos necessários (COSTA; ANDRADE, 2014).

  1. MATERIAIS E MÉTODOS

  1. Materiais
  • Cloreto de sódio
  • Colher de sopa (em metal)
  • Água
  • Recipiente de vidro

[pic 3]

Figura 1: Material do experimento.

  1. Procedimentos

Na primeira etapa foi adicionado 2 colheres de sopa de cloreto de sódio no recipiente de vidro (taça). Posteriormente, no mesmo recipiente, já contendo o cloreto de sódio, foi adicionado 4 colheres de sopa de água, até perceber que a dissolução estivesse mais difícil, não ultrapassando a linha limite de sal entre o recipiente e o ambiente externo. Por fim, a solução foi armazenada sob condições de temperatura controlada, à 20ºC (Figura 2).

[pic 4] [pic 5] [pic 6] [pic 7]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (1.5 Mb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com