TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicação prática de compostos de coordenação

Por:   •  30/6/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.377 Palavras (6 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS

FACULDADE DE QUÍMICA

CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

DISCIPLINA: QUÍMICA INORGÂNICA EXPERIMENTAL I

WERLLEY DENISON LIMA DE LIMA - 201810840031

APLICAÇÃO PRÁTICA DE COMPOSTOS DE COORDENAÇÃO

BELÉM - PA

2022


WERLLEY DENISON LIMA DE LIMA - 201810840031

APLICAÇÃO PRÁTICA DE COMPOSTOS DE COORDENAÇÃO

Trabalho de pesquisa sobre aplicação prática de compostos de coordenação apresentado como pré-requisito para obtenção de nota na disciplina Química Inorgânica Experimental I, do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Pará.

Docente: Prof. Ana Paula Carrico de Lima

BELÉM - PA

2022


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

3 APLICAÇÕES DOS COMPOSTOS DE COORDENAÇÃO        5

3. 1 A história e características do rutênio (Ru)......................................................5

3. 2 Aplicações dos compostos de coordenação do Rutênio................................5

4 CONCLUSÃO        6

5 BIBLIOGRAFIA        6


1 INTRODUÇÃO

A teoria dos compostos de coordenação tem base inicialmente nos trabalhos de dois cientistas da época: Alfred Werner e Sophus Mads Jörgensen. Ao analisarem um determinado composto onde se esperava um comportamento equivalente ao de sais duplos, o que se observava era um comportamento incomum por meio de algumas características físicas e químicas diferentes, como a solubilidade. (COELHO, A. L. 2015).

Apesar de ambos os cientistas desenvolverem suas pesquisas de modo a explicar o comportamento e composição dos compostos que posteriormente ficariam conhecidos como “compostos de coordenação”, foram os trabalhos de Werner que atenderam aos questionamentos a respeito dos compostos que Jörgensen não conseguiu responder explicar. Seu trabalho envolveu basicamente a síntese e caracterização de diferentes compostos com platina e cobalto (COELHO, A. L. 2015).

Com base nos estudos desenvolvidos por Werner foram estabelecidos e definidos os compostos ou complexos de coordenação, abrindo portas para estudos posteriores no mesmo campo. De modo geral, os compostos de coordenação se caracterizam como substâncias inorgânicas onde é possível encontrar um átomo central (podendo ser um metal de transição ou os metais das famílias 1A e 2A) cercado de moléculas neutras ou íons que possuem a capacidade doar elétrons ao elemento central e são denominados de ligantes. Os íons complexos são definidos a partir do íon metálico no centro do complexo e os ligantes ao redor, de modo que a estrutura é escrita em colchetes, tal como mostra a figura 1 (DALL’OGLIO, C.; HOEHNE, L. 2013).

Figura 1 – Exemplos de compostos de coordenação e seus respectivos íons.

[pic 2]

Fonte: Camila Dall´Oglio, Lucélia Hoehne (2013).

Os estudos de Werner permitiram a identificação e caracterização de diversos compostos presentes no nosso cotidiano, bem como o desenvolvimento de pesquisas voltadas para esses complexos com diversas finalidades. Entre os lugares e processos onde é possível encontras os compostos de coordenação, tem-se a hemoglobina, que é responsável pela troca de gás carbônico pelo oxigênio e o seu elemento central é o Fe (II). A clorofila, responsável pelo processo de fotossíntese, tem como átomo central o magnésio, um metal alcalino-terroso (DALL’OGLIO, C.; HOEHNE, L. 2013).

A aplicação dos compostos de coordenação nos campos da medicina tem crescido de modo significativo, principalmente voltado para a terapia clínica e diagnóstico médico, como revela Lemes G. F. (2004). Com isto, observa-se a ação de cientistas desenvolvendo estudos para a síntese de novas drogas baseado no estudo dos complexos de coordenação. Os compostos de coordenação do rutênio II e III tem sido alvo de diversas pesquisas voltadas para a área da medicina que procuram sintetizar complexos desse elemento devido a sua atividade biológica no organismo. Tendo em vista isto, este trabalho tem por objetivo explorar algumas características do rutênio II e III, seus complexos de coordenação, bem como algumas de suas aplicações na medicina, principalmente na indústria de fármacos.

3 APLICAÇÕES DOS COMPOSTOS DE COORDENAÇÃO

3.1 A história e características do rutênio (Ru)

O rutênio é um elemento de transição pertencente ao grupo 8 da tabela periódica e possui número atômico igual a 44. Foi o último metal da família da platina a ser descoberto. Sua descoberta se deu por meio de depósitos aluviais de platina na região dos Urais, na Rússia, em 1844. Consequentemente, a Rússia se apropriou rapidamente do metal se tornando o maior produtor de rutênio e utilizando o mesmo na indústria metalúrgica. Seu nome foi proposto por K. K. Klaus (LEMES, G. F. 2004).

O rutênio é encontrado principalmente na forma de ligas indefinidas em minérios de níquel, cobre e na platina livre. Possui elevado de fusão e seu processo de extração é extremamente complexo e trabalhoso. É utilizado em aplicações industriais, formações de ligas metálicas com a platina e outros elementos do mesmo grupo, fabricação de jóias, filamentos elétricos, etc (LEMES, G. F. 2004).

3. 2 Aplicações dos compostos de coordenação do Rutênio

Como dito anteriormente, o uso de compostos inorgânicos na medicina tem sido amplamente estudado por diversos cientistas que tem como finalidade a criação de novas drogas ainda mais eficientes. Devido a algumas características de compostos inorgânicos derivados do grupo da platina em contato com o organismo, os pesquisadores tem se aprofundado cada vez mais em estudos relacionados a esses compostos para finalidades medicinais (LEMES, G. F. 2004).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (456.9 Kb)   docx (409.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com