TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicações dos Metais alcalinos terrosos

Por:   •  5/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  678 Palavras (3 Páginas)  •  2.031 Visualizações

Página 1 de 3

APLICAÇÕES

Dentre os metais alcalinos terrosos, o cálcio e o magnésio, são os elementos que mais possuem aplicações, e também os mais abundantes da família. O magnésio existe na água do mar e em minerais; é usado em ligas metálicas, como metais de sacrifício, e em fogos de artifício (oferecendo as cores prata e branco). Um composto muito importante do magnésio é o hidróxido de magnésio (Mg(OH)2), que, quando disperso em água, origina uma suspensão conhecida popularmente como leite de magnésia, que serve como antiácido, combatendo a acidez estomacal (azia) e como laxante.

O Cálcio está presente na natureza, principalmente em minerais, como na calcita (CaCO3) ou carbonato de cálcio, que é constituinte do calcário e do mármore, sendo o mármore utilizado na fabricação de pias, estátuas, pisos e escadarias. O carbonato de cálcio também é o formador das estalactites e estalagmites nas cavernas. O cálcio está presente também no gesso natural (CaSO4 . 2 H2O), chamado de gipsita. O aquecimento brando da gipsita permite a obtenção do sulfato de cálcio semi-hidratado, que é o gesso, usado na construção civil e na produção de moldes em Odontologia e na Medicina para proteger fraturas ósseas. Esse sal também pode ser desidratado, originando o CaSO4 anidro, que é o giz escolar. Na indústria produz-se a cal virgem (CaO), a cal extinta, também denominada cal hidratada ou cal apagada, que é, na verdade, o hidróxido de cálcio(Ca(OH)2), usado nas pinturas de caiação e na preparação de argamassa.

Produção de materiais pirotécnicos, sendo responsáveis pelas colorações verde e vermelho em fogos de artifício (estrôncio e bário); Produção de cimento (cálcio); Produção de gesso (cálcio); Produção de cal viva (cálcio); Participam da composição de estruturas corporais como ossos, dentes etc. (cálcio); Produção de ligas leves (para uso aeronáutico) (berílio e magnésio); Produção de fertilizantes (cálcio); Produção de medicamentos (estrôncio); Tratamento do câncer (rádio e bário).

  • BERILIO

Por sua rigidez, leveza e estabilidade dimensional, é empregado na construção de diversos dispositivos como giroscópios, equipamentos de informática, molas de relógio e instrumentos diversos.

  • MAGNÉSIO

O íon do magnésio tem uma grande importância biológica, pois está presente em 70% dos nossos ossos, favorecendo a ação de enzimas, músculos e coordenação motora. Sua falta no organismo pode causar desorientação, hipertensão, tremores e pulso fraco. Por isso, devemos ingerir alimentos que contêm magnésio.

Entre os alimentos que possuem o magnésio estão as frutas como uva, banana e abacate; grãos e derivados como a granola, gérmen de trigo e aveia; sementes e nozes como gergelim, amendoim, girassol castanha e amendoim, além de leite, soja, grão de bico, pão, peixes, batata, beterraba, couve e espinafre.

  • CÁLCIO

O íon cálcio (Ca2+) está presente nos nossos ossos e dentes; tem a função de fortalecer a estrutura óssea e servir de relaxante muscular. A carência do cálcio no corpo pode causar cãibras musculares, tétano e osteoporose. Por isso é importante ingeri-lo por meio de alimentos ricos em cálcio.

Uma porção de 100 g de linhaça contém 200 mg de cálcio, mas, segundo o nutrólogo Roberto, é recomendado ficar atento a esse alimento por ser altamente calórico. Essa mesma quantidade oferece cerca de 490 calorias. "A linhaça também é fonte da gordura poli-insaturada ômega-3 que previne contra doenças cardiovasculares", diz a nutricionista Cátia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (82.2 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com