TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apostila quimica

Por:   •  23/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.179 Palavras (5 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 5

Sumário

Resumo        

1. Introdução        

2. O que é a Antocianina.        

3. Aplicações e Técnicas.        

3.1 Objetivos Principais.        

3.2 Reações entre Diversas Soluções e a Antocianina.        

3.3 Materiais Utilizados.        

3.4 Resultados e Discussões.        

4.  Conclusão        

5.  Apêndice        

5.1 Descartes das soluções ácida e alcalina.        

5.2 Equipamentos de Proteção Individual.        

5.3 Equipamentos de Proteção Coletiva.        

6.  Referências Bibliográficas        

Lista de Figuras

Figura 1 - Moleculas de Antocianinas        

Lista de Tabela.

Tabela 1 - Colorimetria X pH da Solução        

Resumo

Os indicadores de pH possuem a característica de mensurar o teor de íons   ou de ânions  em uma dada substância, ou seja, identificar se uma certa substância tem caráter ácido ou alcalino.[pic 1][pic 2]

Quando o indicador entra em contato com a substância sua cor se altera, correspondendo ao pH aproximado desta substância, que pode variar de 0 a 14, isto é, conforme o químico dinamarquês SorenSörensen (1868-1939) propôs, em 1909, com uso de logaritmos para transformar os valores, até então padronizados através de notações científicas (10-14 à 100), em números mais cômodos. [Feltre, 2004]

1. Introdução

Ao realizar a reação entre uma solução qualquer e o extrato obtido do repolho roxo, propiciou-se a interação entre as moléculas do pigmento do repolho, conhecidas como flavonoide (uma antocianina) com as dadada solução.

Frequentemente as antocianinas estão associadas a açucares ligados aos grupos hidroxila , contudo quando estão livres desses açucares são chamadas de antocianidinas.[pic 3]

As diferenças de cores apresentadas após as misturas é devida as propriedades das antocianinas, que dependendo do pH da solução contida, tornam possível sua aplicação como revelador de pH colorimétrico.

[Lopes, 2007].

2. O que é a Antocianina.

A faixa de coloração compreendida entre o vermelho e o azul em algumas plantas e raízes é devido a componente molecular antocianina, que trata- se de um corante natural com propriedades interessantes que podem proporcionar além da coloração nos vegetais oferecer diversas aplicações laboratoriais.

Estes compostos químicos possuem características especiais, uma vez que são de fácil degradação pela luz, calor, micro-organismos e variações do pH do meio onde estão presentes.

Ao serem extraídas dos vegetais estas, por conseguinte, apresentam-se na forma de sais de flavilium, normalmente glicosiladas, sendo as mais comuns a β-D-glicose, β-D-galactose e a α-D-ramnose, conforme figura 1.(RAMOS et al., 2000)

[pic 4]

Figura 1 - Moleculas de Antocianinas

3. Aplicações e Técnicas.

3.1 Objetivos Principais.

Neste trabalho fora proposto inicialmente a extração da antocianina, corante do repolho roxo em uma solução de 350 ml do vegetal e água, que foram aquecidos até que a solução evaporasse restando apenas 175 ml da mesma. Em seguida a solução foi filtrada, a fim de separarem-se as partículas do vegetal restando somente uma solução concentrada de antocianina, com coloração roxa. Posteriormente foram distribuídos sete tubos de ensaio e preenchidos com 5 ml desta solução contendo antocianina e em cada um dos tubo adicionado uma determinada solução, conforme descrita no item 3.2.

3.2 Reações entre Diversas Soluções e a Antocianina.

- No tubo nº 01 foram adicionados 5 ml da solução de antocianina e 5 ml de uma solução diluída de ácido clorídrico [HCl] , e verificada que a coloração alterou-se para vermelho.

- No tubo nº 02 foram adicionados 5 ml da solução de antocianina e 5 mL de água destilada + 5 gotas de vinagre branco, e verificada que a coloração alterou-se para rosa.

- No tubo nº 03 foram adicionados 5mL da solução de antocianina e 5 ml de álcool, e verificada que a coloração alterou-se para violeta claro.

- No tubo nº 04 foram adicionados 5mL da solução de antocianina e 5 ml de água destilada, e verificada que a coloração alterou-se para violeta.

- No tubo nº 05 foram adicionados 5mL da solução de antocianina e 5 ml de água destilada contendo 1 gota de detergente com amoníaco, e verificada que a coloração alterou-se para verde.

- No tubo nº 06 foram adicionados 5mL da solução de antocianina e 5 ml de água  destilada contendo 5 gotas de detergente com amoníaco, e verificada que a coloração alterou-se para violeta escuro.

- No tubo nº 07 foram adicionados 5mL da solução de antocianina e 5 ml de hidróxido de sódio diluído, e verificada que a coloração alterou-se para amarelo.

3.3 Materiais Utilizados.

- Acido clorídrico.

- Amônia.

- Acido Acético.

- Álcool Etílico.

- Espátula metálica.

- Vidro de relógio.

- Luvas de látex.

- Piseta.

- Béquer500 ml.

- Béquer 100 ml.

- Peixinho.

- Banho de Agua, Gelo.

- Pipetas de Pasteur.

- Agitador magnético


3.4 Resultados e Discussões.

Depois derealizadas reações entre os seguintes compostos fora possível determinar uma escala de pH baseada nas cores apresentadas pelas soluções, conforme tabela 1.0.

Solução

Cor

pH

1

 

1

2

 

3

3

 

5

4

 

6

5

 

9

6

 

11

7

 

14

Tabela 1 - Colorimetria X pH da Solução

Analisando-se a tabela colorimétrica, podemos concluir que o intervalo compreendido entre as soluções 3, 4 e 6 possuem cores muito parecidas, logo com a adição de 1 gota de amoníaco na solução 5 força uma interrupção na sequencia da tonalidade violeta, aumentando desta forma a precisão no analisador colorimétrico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (214.2 Kb)   docx (80.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com