TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Industrias Petroquímicas

Por:   •  14/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC

Departamento de Química

Professora: Alessandra E. Tonietto

Acadêmico/a: Júlia Beatriz Meira

Data: 01/08/2020

Artigo: Indústria Química: evolução recente, problemas e oportunidades

  1. O artigo cita que dentre fatores importantes que afetam a indústria química global, estão o rápido ritmo de desenvolvimento da biotecnologia, nanotecnologia e tecnologia da informação e comunicação. Os autores descrevem cada um desses setores e os exemplificam. Esse artigo foi escrito em 2007, mas se extrapolarmos isso à 2020, na sua opinião, esses setores mantêm esse desenvolvimento de forma gradativa? Se sim, quais áreas ou quais aplicações da indústria química voltada a estes três setores observamos atualmente no Brasil?

R: O desenvolvimento da biotecnologia, nanotecnologia e tecnologia da informação e comunicação mantém esse crescimento de forma gradativa devido às inovações do conhecimento tecnológico adquiridos ao longo dos anos, além da necessidade humana por novos produtos eficientes com desempenhos e funções mais satisfatórios a fim de ampliar a sua sobrevivência seja na área alimentícia, vestimenta e farmacêutica. Nesse viés, dentre as aplicações da indústria química voltada aos três setores observados atualmente no Brasil, salienta-se a área petroquímica, agrícola e farmacêutica.

  1. Os autores citam à época em que o artigo foi publicado, que o Brasil é um dos rumos onde indústrias “poluentes”, oriundas de países ricos, se instalam. Hoje, em 2020, na sua opinião, essa afirmação é válida? Existem indústrias que vertem para o caminho da sustentabilidade, minimização de resíduos gerados e uso de insumos? Cite, pelo menos, dois exemplos de indústrias químicas que tem como objetivo produzir e também contribuir com a sociedade e o meio ambiente.

R: O Brasil não se destaca mais como um país em desenvolvimento o qual países de primeiro mundo o usufruem para a instalação de indústrias em virtude das questões econômicas, políticas e ambientais aplicadas a fim de conter o avanço de irregularidades. Nesse contexto, sobressai-se o crescimento de empresas sustentáveis a fim de reduzir o impacto causado ao meio ambiente, dentre essas indústrias salienta-se a Bayer, organização global com competências centrais nas áreas de saúde e agricultura, a qual possui projetos relacionados a temas como restauro de áreas de preservação permanente, conservação de nascente e matas ciliar e desenvolvimento local, além do apoio aos agricultores a implementação de boas práticas; e a Dupont, empresa química com variedades de produtos com o intuito de utilizar a ciência e inovação para produzir um mundo melhor, a qual se dispõe de atos sustentáveis divididos em três âmbitos: as inovações prósperas, operações sustentáveis e bem-estar humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (70.7 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com