TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Propriedades dos Materiais

Por:   •  17/11/2017  •  Resenha  •  3.189 Palavras (13 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 13

Aula – 9º ano -> PROPRIEDADES DOS MATERIAIS

P: PQ É IMPORTANTE OBTER MAIOR CONHECIMENTO SOBRE OS MATERIAIS?

Muitos materiais são utilizados em nosso dia-a-dia para diversos propósitos.

Alguns exemplos são o vidro e sua utilização em janelas, o algodão ou o couro de nossas roupas, o plástico em diversos objetos, o papel, a madeira, o silício é utilizado nos chips de celular.

P: DE ONDE RETIRAMOS ESTES MATERIAIS?

Para obter estes materiais precisamos extrair (retirar) e utilizar recursos do ambiente, sejam eles minerais, animais ou fósseis.

Por exemplo, a madeira das árvores é a matéria-prima para a produção do papel e da madeira, logo para que possamos utilizá-los devemos desmatar florestas.

O couro utilizado em cintos, sapatos, carteiras, bolsas, etc... é a pele curtida de animais. Além disso vários outros materiais são derivados de animais. Leite, queijo, ovos e carne, são os exemplos mais comuns. Porém existem outros materiais mais inusitados que podem ser derivados de animais, como sacolas plásticas, pneus de carro e bicicleta, shampoos, pasta de dente e até açúcar branco ou mascavo.

O petróleo utilizado nos combustíveis, o vidro das janelas, o ferro utilizado de diversos modos, o alumínio das panelas, o estanho e o silício dos chips, o ouro e a prata, entre outros, são todos derivados de recursos minerais encontrados no planeta.

Devemos enfrentar os problemas decorrentes da extração e utilização destes materiais, pois comumente elas são realizadas de forma descontrolada, sem uma avaliação devida sobre o desequilíbrio que geram. Os resultados destas atividades podem ser vistos em diversos ambientes que se encontram deteriorados (danificados, arruinados), como várias florestas desmatadas (devido tanto a produção de materiais vegetais quanto animais) e vários ambientes poluídos, como rios, ares e a própria terra.

A solução destes problemas requer uma série de ações que permitam continuar a utilizar materiais, mas de tal modo que seja conseguido um equilíbrio entre o uso e a manutenção dos recursos naturais. Para isso é indispensável que tenhamos consciência de que somos parte integrantes e não donos do ambiente em que vivemos. E que juntamente com este ambiente sofremos as consequências de sua degradação, seja agora ou no futuro.

P: Pq é importante obtermos conhecimento sobre os materiais?

Para que possamos encontrar uma extração e utilização sustentável dos recursos, ou seja, uma extração e utilização que respeite o ciclo de renovação natural destes recursos, e permita que eles sejam utilizados também pelas próximas gerações, precisamos de um conhecimento mais aprofundado sobre as características dos materiais relacionadas a sua utilização. Conhecendo mais sobre os materiais, é possível produzi-los e utilizá-los de forma mais adequada, reduzindo ao mínimo os impactos ambientais.

(ALGUMA ATIVIDADE PRÁTICA AQUI? CÁLCULO PARA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS, MINIMIZAÇÃO DOS DANOS?);

Propriedades Gerais e Específicas dos Materiais

Todos os materiais tem massa e ocupam um lugar no espaço, ou seja, apresentam volume. Massa é a quantidade de matéria que um determinado objeto apresenta e volume é o espaço que ocupa um determinado objeto.

(LEVAR PRODUTOS QUE MOSTREM MASSA E VOLUME, COMO BOLACHAS, LEITE...)

Um mesmo material pode possuir diferentes massa conforme a quantidade que constitui a amostra observada. Por exemplo, podem ser feitos pacotes de 1kg e 5kg de açúcar, assim como pacotes de 1kg e 5kg de sal. Ao colocarmos um destes pacotes em uma balança e ela medir 1kg, não saberemos se o pacote é de sal ou de açúcar. Isso porque a massa por si só não permite diferenciar esses dois materiais.

(DESENHAR, SAL, AÇUCAR NA BALANÇA)

De maneira similar, um mesmo material pode apresentar diferentes volumes conforme a quantidade que constitui a amostra observada. Assim, qualquer material pode ocupar um volume correspondente a 2 ou 10 litros, por exemplo.  Se colocarmos em dois copos 1 litro de água e 1 litro de álcool, não saberemos indicar qual dos frascos contém água ou álcool.

(DESENHAR, ALCOOL, ÁGUA, COPO).

Por estes motivos, dizemos que massa e volume são propriedades gerais dos materiais, isto é, são propriedades comuns a todos os materiais e, portanto, não permitem diferenciá-los e identificá-los.

Ao contrário de propriedades como cor, brilho, transparência, densidade, condutibilidade e muitas outras. Estas são propriedades que podem variar de um material para o outro e, portanto, servem para diferenciar e identificar os materiais. Elas são as propriedades específicas dos materiais.

Propriedades relacionadas à ação da luz

Cor, brilho e transparência são propriedades específicas dos materiais que resultam de sua interação com a luz. Interação quer dizer ação mútua ou recíproca entre dois ou mais elementos, conclui-se que essas três propriedades dependem tanto da luz como do material.

A luz é uma forma de energia que se propaga através de ondas, capaz de sensibilizar as células presentes no olho. A luz emitida pelo sol, apesar de parecer branca, é composta por várias cores. Além disto o Sol emite várias outras ondas diferentes da luz, formando o que chamamos de espectro eletromagnético.

(DESENHAR ESPECTRO, p.11)

Este espectro apresenta todas as formas de onda emitidas pelo sol, com base em suas diferentes frequências. Nossos olhos conseguem apenas ver um intervalo específico de frequência destas ondas, que constitui a luz visível, ondas de outra frequência não são visíveis, porém podem ser utilizadas pelo ser humano.

COR

A cor que vemos nos materiais é uma propriedade que se manifesta como resultado da absorção e da reflexão da luz por parte do material.

A absorção da luz em toda suas cores por parte de um material, permitirá que ele seja identificado como preto pela nossa percepção de cor, resultante da interação da luz com os olhos e do processamento de informações pelo cérebro. Entretanto, caso haja uma reflexão de toda luz incidente (que recai, que se reflete), ele será percebido por nós como branco.

A cor que observamos quando um material interage com a luz branca, formada pela soma de todas as luzes do espectro visível das cores, é aquela porção de luz branca que ele não absorve.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (158.1 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com