TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Reações Quimicas

Por:   •  12/8/2019  •  Relatório de pesquisa  •  994 Palavras (4 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 4

Relatório da Aula Prática 05 de ZAB1007 - Química Geral

Reações Químicas

Gabriel Sacantabule Cardoso - 11355574

João Carlos Victório - 11327864

Mariana Pugliero Zanon - 11317654

Prof(a). Dr(a). Mariza Pires de Melo

        Pirassununga – SP        

Junho/2019

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        1

2.        OBJETIVO        1

3.        METODOLOGIA        1

4.        RESULTADOS E DISCUSSÃO        2

5.        CONCLUSÃO        4

REFERÊNCIAS        4

  1. INTRODUÇÃO

Uma reação química é uma transformação da matéria na qual ocorrem mudanças qualitativas na composição química de uma ou mais substancias reagentes. Relaciona as mudanças a conectividade entre os átomos ou íons na geometria das moléculas das espécies reagentes.

É quase que impossível falar sobre Reações químicas sem observar o quão importantes elas são para o equilíbrio e continuidade da vida. Trata-se da interação entre matérias cuja explicação está na própria estrutura atômica das substancias envolvidas.

        O fato é que elas reagem entre si, doam ou compartilham elétrons, seja de forma espontânea ou não, desencadeando uma série de transformações (através da mudança de cor, temperatura, ou formação de gases, precipitados, entre outros). Isso ocorre entre todas as coisas que ocupam lugar no espaço e que tem massa, podendo não somente serem transformadas, mas também criadas ou degradadas através do tempo.

  1. OBJETIVO

A partir dos conceitos conhecer e realizar alguns tipos de reações químicas e suas equações, observando os fatos que evidenciam a ocorrência delas.

  1. METODOLOGIA

1° Experimento

 Reação ácido-base

Para o preparo da solução, foi calculado o volume de HCl 10mol/L-¹ necessário para uma solução de HCl 1mol/L-¹. Em seguida transferiu-se 10mL da solução para um béquer rotulado.

Para o experimento, transferiu-se para um tubo de ensaio 2 mL da solução de ácido clorídrico (HCl) 1mol/L-¹, adicionou-se uma gota de fenolftaleína 1%, 1mL da solução de hidróxido de sódio (NaOH) 1mol/L-¹ e homogeneizou.

2° Experimento  

Reação de precipitação

Primeiramente preparou-se uma solução de Cloreto de sódio (NaCl) 0,1 mol/L-¹, medindo uma massa em torno de 0,2922 g de NaCl em um béquer de 50 mL, depois dissolveu-se o sal em água destilada, transferindo quantitativamente a solução do béquer para um balão volumétrico de 50 mL.

Transferiu-se para um tudo de ensaio 2 mL da solução de cloreto de sódio 0,1 mol/L-¹, em seguida adicionou-se a solução 2 mL de uma solução de nitrato de prata 0,1 mol/L, e observou-se a reação.

3° Experimento

Reações em que ocorre desprendimento de gás

Pipetou-se para um tubo de ensaio 2 mL de uma solução de HCl 1 mol/L-¹, em seguida adicionou-se uma porção de bicarbonato de sódio (NaHCO3) utilizando uma espátula pequena e homogeneizou-se, e observou-se a reação.

4° Experimento

Processos endotérmicas e exotérmicas

4.1 Experimento A

Pipetou-se para um tubo de ensaio 2 mL de agua destilada, adicionou-se em seguida 3 lentilhas de NaOH e homogeneizou-se cuidadosamente até completa dissolução, verificou-se a temperatura do tubo.

4.2 Experimento B

Pipetou-se para um tubo de ensaio 2 mL de água destilada, adicionou-se uma ponta de espátula de acetato de sódio e homogeneizou-se, e verificou-se a temperatura do tubo.

5° Experimento

Reação de complexação

Utilizando uma luva, pipetou-se para um tubo de ensaio 1 mL da solução de cloreto de férrico (FeCL3) 3%, adicionou-se 2 gotas da solução de tiocianato de amônio 0,02 mol/L-¹, homogeneizou-se e observou-se a reação.

6° Experimento

Reação de oxido-redução

Pipetou-se para dois tubos de ensaio enumerados, 4 mL da solução de iodeto de potássio 0,001 mol L-¹, em seguida adicionou-se em ambos os tubos 3 gotas da solução de ácido sulfúrico 1:1 (v:v) e homogeneizou-se.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (338 Kb)   docx (330.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com