TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Soluções e Suas Propriedades

Por:   •  29/8/2018  •  Relatório de pesquisa  •  836 Palavras (4 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 4

Solubilidade é a propriedade que uma substância tem de se dissolver em outra substância denominada solvente, que estão presentes em maior quantidade, as outras substâncias da mistura são denominados solutos, que são aqueles que dissolvem. Uma vez misturados, soluto e solvente formam uma mistura homogênea, também chamada de solução. Misturas homogêneas são aquelas que as substâncias estão tão bem dispersas que a composição é a mesma em toda a amostra. A quantidade de substância que se dissolve em determinada quantidade de solvente varia muito, em função das características das substâncias envolvidas e da compatibilidade entre elas, algumas substâncias possuem solubilidade infinita, ou seja, misturam-se em qualquer proporção com a água, outras possuem solubilidade limitada ou até insolúveis, portanto podemos definir solubilidade como a medida da quantidade máxima de soluto que pode ser dissolvida em um determinado solvente, formando uma solução. Essa solução é então determinada saturada.

O coeficiente de solubilidade é quantidade máxima de um soluto que podemos dissolver em uma dada quantidade de solvente em certa temperatura. Quando a quantidade de soluto adicionada é inferior ao coeficiente de solubilidade a solução é insaturada, quando a quantidade do soluto dissolvida é igual ao coeficiente de solubilidade a solução é saturada (podemos dissolver uma quantidade maior de soluto, variando a temperatura) e quando a quantidade de soluto adicionada ultrapassa o coeficiente de solubilidade passa a ser uma solução supersaturada, que é instável. A cristalização ocorre quando o soluto se separa lentamente da solução em forma de cristais.

A concentração molar de um soluto em uma solução é chamada de molaridade do soluto, que é a quantidade de moléculas do soluto dividida pelo volume da solução. A solubilidade molar de uma substancia é a concentração molar de uma solução saturada

No centro de um refratário de vidro, foi colocado um Becker, e em sua volta foi adicionado cubos de gelo.

3.1.1 Pesamos 1,029g de acetato de sódio anidro em um relógio de vidro. Com o auxílio de uma pipeta, pusemos 0,5ml de água destilada em um tubo de ensaio, com a espátula despejamos aos poucos do acetato no tubo, antes de por a metade, percebemos que já havia saturado, após colocar todo o acetato no tubo, a solução estava supersaturada. A aquecemos no bico de Bunsen e com o aumento da temperatura, o soluto dissolveu completamente. Depois pusemos o tubo no Becker e adicionamos um pouco de acetato de sódio e então a solução cristalizou.

3.1.2 Aquecemos novamente o acetato de sódio no bico de Bunsen e a solução dissolveu, resfriamos e com o bastão de vidro atritamos, ela cristalizou.

3.2.1 Em um tubo de ensaio foi adicionado 1ml de água, acrescentamos 3 gotas de H2SO4.

3.2.2 Em um tubo de ensaio com 1ml de água adicionamos alguns cristais de cloreto de amônio.

3.3.1 Em um tudo de ensaio com 1ml de água adicionamos 1,533g de nitrato de potássio, a solução foi aquecida e no bico de Bunsen e em seguida ela foi resfriada.

3.3.2 Aquecemos 1ml de solução saturada de acetato

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (42.5 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com