TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Enzimática de Extratos Vegetais na Degradação de Gelatina

Por:   •  30/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.581 Palavras (7 Páginas)  •  1.599 Visualizações

Página 1 de 7

1. INTRODUÇÃO

As proteínas podem também ser divididas em dois grupos principais: as proteínas globulares e as proteínas fibrosas, conforme mostrado na figura 1.

Figura 1: Estrutura geral das proteínas fibrosas (esquerda) e globulares (direita).

As proteínas fibrosas apresentam propriedades que conferem resistência mecânica, flexibilidade e suporte às estruturas nas quais são encontradas. Essas proteínas possuem cadeias polipeptídicas arranjadas em feixes, consistindo tipicamente um único tipo de estrutura secundária, além de serem insolúveis em água. Por sua vez, as proteínas globulares, que incluem enzimas, apresentam em formas esféricas ou globulares. Geralmente, possuem mais de um tipo de estrutura secundária.(JUNIOR, W. E. F; FRANCISCO, W, 2006, p.13)

A atividade de catalisar as reações químicas - catálise - é a função mais importante das proteínas nos processos e reações dos sistemas biológicos. Os catalisadores responsáveis por essas atividades são as enzimas. Em geral, as enzimas são proteínas que possuem a função de diminuir a energia de ativação das reações, aumentando a velocidade das mesmas, mas mantendo o equilíbrio. Diz-se que “em geral” as enzimas são proteínas, pois existem polímeros de ácidos nucléicos que também possuem função catalítica.(JUNIOR, W. E. F; FRANCISCO, W, 2006, p.13)

A atividade biológica surge a partir de um sítio ativo, mantido pela conformação tridimensional da molécula, onde mudanças conformacionais podem levar a um aumento da atividade ou a uma desnaturação enzimática (perda da atividade biológica) ou, até mesmo, mudanças na especificidade quanto ao substrato()

Como os seres vivos são muito complexos, é necessário um metabolismo complexo e seletivo que atenda às necessidades específicas destes seres. As enzimas, por meio da catálise, permitem que as reações bioquímicas ocorram em tempo adequado para preservação da vida, pois são altamente específicas, aceleram as reações químicas e atuam em soluções aquosas, sob temperatura e pH tênues.

Além das propriedades de eficiência catalítica, aumentando a velocidade da reação por um fator de até 107, as enzimas possuem especificidade, atuando em substratos específicos e catalisando apenas um tipo de reação.

As enzimas são classificadas de acordo com o tipo de reação que catalisam, em seis classes, conforme mostra a Tabela 1.

Tabela 1 - Classificação internacional das enzimas.

Fonte: LEHNINGER, A. L, NELSON, D. L, COX, M.M.

Além da utilização das enzimas a nível celular, elas também são usuais no nosso dia-a-dia.

Um exemplo dessa utilização é na questão do uso de amaciantes de carne para deixar a carne mais macia na hora de consumir ou o consumo de certas frutas para melhorar a digestão depois de comer carne.

2. OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

Verificar a atuação das enzimas na degradação de proteínas.

2. OBJETIVO ESPECÍFICO

Testar a presença de enzimas proteolíticas nas frutas.

3. EXPERIMENTAL

3.1. MATERIAIS E REAGENTES

Abacaxi Verde;

Mamão papaia verde;

Peneira fina;

Liquidificador;

Bico de Bunsen;

Gelo;

Pó para Gelatina;

4 tubos de ensaio;

Pipetas volumétricas de 10 mL;

Espátula;

Faca;

Frascos pequenos;

Bastão de vidro;

Béquer de 500 mL.

3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Preparou-se a gelatina conforme instruções da embalagem e os extratos foram obtidos conforme descrição a seguir:

O abacaxi foi descascado e suas cascas foram picadas batidas no liquidificador, com cerca de 50 mL de água, para obtenção do extrato;

A polpa do abacaxi foi picada e batida no liquidificador no liquidificador, com aproximadamente 50 mL de água, para obtenção de um segundo extrato;

O mamão com casca foi picado e batido com cerca de 50 mL de água no liquidificador, para obtenção do extrato.

A seguir, os extratos obtidos foram peneirados e acondicionados em pequenos frascos para transferência aos tubos de ensaio, e numerados de 1 a 4, e preparados, conforme mostrado na Figura 1 e Tabela 2.

Figura 1: Tubos de ensaio contendo respectivamente: Gelatina com Água, extrato de polpa de abacaxi, extrato de polpa de mamão e extrato de casca de abacaxi.

Tabela 2 - Preparação dos extratos das frutas.

TUBOS

COMPOSIÇÃO

TESTE

1

4 mL de gelatina + 2 mL de água

Controle

2

4 mL de gelatina + 2 mL de extrato de polpa de abacaxi

Polpa do Abacaxi

3

4 mL de gelatina + 2 mL de extrato de polpa de mamão

Mamão

4

4 mL de gelatina + 2 mL de extrato da casca de abacaxi

Casca do Abacaxi

4. RESULTADOS E DISCUSSÕES

Após preparados, os tubos foram colocados em banho de gelo num béquer e observados a cada 1 minuto, durante 10 minutos. Os resultados foram anotados e são mostrados na conforme a Tabela 3 e Figura 2:

Tabela 3 - Resultado do teste de gelificação.

TUBOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (58 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com