TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de Avaliação a Distância

Por:   •  26/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.114 Palavras (5 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 3]

Atividade de Avaliação a Distância 1 (AD1)

Nome do aluno: Guilherme de Souza Gabriel

Unidade de Aprendizagem: Universidade e Ciência

Curso: Química Licenciatura

Professor: Alexandre de Medeiros Motta

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas via ferramenta Professor no Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
  • Envie a atividade no prazo previsto no cronograma.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade (AD) via ferramenta avaliação no EVA.
  • O assunto desta AD corresponde aos capítulos 1 a 3 do livro didático.

Questão 1

Para entender a trajetória da Universidade, como instituição, contextualizamos durante nosso estudo os momentos históricos que marcaram a sua formação, desde a antiguidade ocidental. Assim, estudamos as principais etapas históricas que localizam a universidade no tempo, em especial no Brasil.

Com base nesse comentário e no texto apresentado no livro didático, aponte e argumente um dos efeitos da Reforma Universitária de 1968, por meio da Lei n. 5540, para o ensino superior brasileiro. (3,0 pontos).

Questão 2:

Leia o resumo do artigo que corresponde à pesquisa realizada por Graciana Duarte e outros, publicado na Revista de Saúde Pública, e depois responda as questões a seguir.

Aborto e legislação: opinião de magistrados e promotores de justiça brasileiros

OBJETIVO: Analisar opiniões de juízes e promotores de justiça sobre a legislação brasileira e as circunstâncias em que o aborto induzido deveria ser permitido. MÉTODOS: Estudo realizado com 1.493 juízes e 2.614 promotores no Brasil entre 2005 e 2006. Os participantes preencheram um questionário estruturado sobre as características sóciodemográficas, opiniões acerca da legislação que trata do aborto e circunstâncias para permiti-lo. Realizaram-se análises bivariada e multivariada por regressão de Poisson. RESULTADOS: A maioria (78%) dos participantes opinou que as circunstâncias nas quais não se pune o aborto deveriam ser ampliadas, ou mesmo que o aborto não deveria ser considerado crime. As maiores proporções de opiniões favoráveis a que o aborto seja permitido referiram-se a risco para a vida da gestante (84%), anencefalia (83%), malformação congênita grave (82%) e gravidez resultante de estupro (82%). As variáveis relativas à religião foram as mais frequentemente associadas a essas opiniões. CONCLUSÕES: Observou-se uma tendência a considerar a necessidade de mudanças na atual legislação brasileira no sentido de ampliar as circunstâncias nas quais não se pune o aborto e até deixar de considerá-lo como um crime, independentemente da circunstância em que é praticado.

Fonte: DUARTE, Graciana Alves et al. Aborto e legislação: opinião de magistrados e promotores de justiça brasileiros. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 44, n. 3, jun.  2010. Disponível em:

Acesso em:  25 abr. 2011

a) Que técnica de pesquisa foi utilizada pelos pesquisadores para coletar os dados? Justifique sua resposta com base no contexto da pesquisa e nos ensinamentos apresentados no livro didático. (Escreva, no mínimo, cinco linhas). (1,0 ponto)

b) Como se classifica a pesquisa quanto ao procedimento utilizado na coleta de dados? Justifique sua resposta com base no contexto da pesquisa e nos ensinamentos apresentados no livro didático. (Escreva, no mínimo, cinco linhas). (2,0 pontos)

c) Que método de procedimento foi utilizado pelos pesquisadores para desenvolver o estudo? Justifique sua resposta com base no contexto da pesquisa e nos ensinamentos apresentados no livro didático. (Escreva, no mínimo, cinco linhas). (2,0 pontos)

Questão 3:

Leia os fragmentos a seguir:

  1. Sabe que o carro bateu e capotô, mas num deu pra eu vê direito, não. - um pedestre que assistiu ao acidente comenta com o outro que vai passando.
  2. E aí, minha cara diretora! Manero aquele convite da festa da escola. Acho que vou pintá no pedaço. É pra vim mesmo? - um professor dirigindo-se à diretora da escola na sala dos professores.
  3. Professor, a título de esclarecimento, pode informar-me o que será cobrado na prova que está marcada? - um aluno do Curso de Direito dirigindo-se a seu professor em sala de aula.
  4. Venho manifestar meu interesse em candidatar-me ao cargo de Secretária Executiva desta conceituada empresa. - alguém que escreve um e-mail a uma empresa, candidatando-se a um emprego.
  5. Pessoal, hoje a gente não resolve as coisas como têm que ser, a gente corre o risco de, num futuro próximo, termos um ambiente sem condição de vida. A verdade é que o planeta está sufocado pela poluição. - um professor universitário em uma palestra no espaço da universidade.

Das opções apresentadas acima, qual delas NÃO APRESENTA linguagem adequada quando se considera a situação de interlocução e os interlocutores em interação. Assinale-a e depois justifique as razões para tal inadequação com base nos ensinamentos apresentados no livro didático. (2,0 pontos)

Respostas

  1. Unifica o vestibular, passando a ser classificatório”, um dos meios de maior chance para nós alunos, especialmente alunos de escolas públicas são os vestibulares, pois boa parte dos alunos de escolas públicas são de famílias de classe média ou baixa, o que se torna difícil para eles conseguirem pagar uma faculdade, os vestibulares, vieram para ajudar muitas pessoas a cresceram na vida, fora que faz com que os alunos se esforcem e tenham interesse cada vez mais nos estudos para conseguir entrar em uma faculdade com tudo de graça ou pelo menos boa parte dela, fazendo com que o sonho de uma graduação para alguém de baixa renda seja possível.

  1. A) “ Os participantes preencheram um questionário estruturado” Só pelo fato de eles terem preenchido o que foi pedido na pesquisa e conforme o que diz no livro é possível afirmar que se trata de um questionário já que no livro consta a seguinte frase “ O questionário consiste em uma série ordenada de perguntas que devem ser

respondidas por escrito pelo informante ”.

B)Foi um método de levantamento, já que no livro consta “As pesquisas do tipo levantamento procuram analisar, quantitativamente características de uma determinada população”, no caso essa determinada população são os juízes e promotores, foi feito um levantamento através de um questionário para saber a opinião deles em relação ao aborto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (316.6 Kb)   docx (45.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com