TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Administração De Materiais

Exames: Atps Administração De Materiais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  611 Palavras (3 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 3

A IMPORTÂNCIA DA ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS

A Administração de Materiais é definida como sendo um conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma empresa de forma centralizada ou não destinadas a suprir as diversas unidades, com os materiais necessários ao desempenho normal das respectivas atribuições. Tais atividades abrangem desde o circuito de aprovisionamento inclusive compras, o recebimento, a armazenagem dos materiais, o fornecimento dos mesmos aos órgãos requisitantes, até as operações gerais de controle de estoques etc. O objetivo da administração de materiais é otimizar investimentos em estoques.

Nos últimos anos, a administração de materiais só evoluiu, e passou a ser muito importante na cadeia logística, porque ela atende ao cliente interno (manufatura), garante a não interrupção da linha de produção por falta de materiais, tem a necessidade de possuir um estoque mínimo devido a manutenção de estoques, sempre que necessário fazer novas comprar de acordo com a demanda.

RESPONSABILIDADE E ATRIBUIÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS

A) Suprir através de compra, a empresa, de todos os materiais necessários ao seu funcionamento.

B) Avaliar outras empresas como possíveis fornecedores.

C) Supervisionar os almoxarifados da empresa.

D) Controlar os estoques.

E) Aplicar um sistema de reaprovisionamento adequado, fixando estoques mínimos, Lotes Econômicos e outros índices necessários ao gerenciamento dos estoques, segundo critérios aprovados pela direção da empresa.

F) Manter contato com as Gerências de Produção, Controle de Qualidade, Engenharia de Produto Financeira etc.

G) Estabelecer sistema de estocagem adequado.

H) Coordenar os inventários rotativos.

Objetivos

A administração de materiais tem como um dos objetivos assegurar o abastecimento contínuo de materiais necessários para comercialização direta ou capaz de atender a sua demanda de serviços executados pela empresa. Diminuir os custos operacionais para empresa e seus produtos para ser competitivo no mercado. Especificamente os materiais precisam ser de grande qualidade produtiva para garantir a aceitação do produto final precisam estar na empresa para o consumo na data especificada e com um preço acessível, para que assim o produto possa ser competitivo e assim gerar a empresa retorno correspondido com o capital investido.

PRINCIPAIS OBJETIVOS DA ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E PATRIMONIAIS

Preço Baixo - Este certamente um dos mais importantes pois reduzindo o preço de compra implica em aumentar os lucros, se mantida a mesma qualidade.

Alto Giro de Estoques - Implica em melhor utilização do capital, aumentando o retorno sobre os investimentos e reduzindo o valor do capital de giro.

Baixo Custo de Aquisição e Posse - Dependente fundamental da eficácia das áreas de controle de Estoques , Armazenamento e Compras.

Continuidade de Fornecimento - Resulta de uma análise aprofundada quando da escolha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com