TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula dde laboratorio 1

Por:   •  8/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

     Nesse relatório iremos falar sobre a separação de misturas homogêneas e heterogêneas, sobre o método e materiais que usamos em cada uma delas e o que foi observado na aula de laboratório.

   

Misturas Heterogêneas

Método Utilizado:

Filtração à vácuo: O processo de filtração pode ser acelerado pela filtração à vácuo, onde uma trompa de vácuo "suga" o ar existente na parte interior do kitassato, o que permite um mais rápido escoamento do líquido.

 

Misturas Homogêneas

Método Utilizado:

Destilação simples: a mistura é aquecida em uma aparelhagem apropriada, de tal maneira que o componente líquido inicialmente evapora e, a seguir, sofre condensação, sendo recolhido em outro frasco.

Materiais e Reagentes

  1. Materiais

Gral (ou almofariz) com pistilo

Becher de 50, 100 e 250 ml (duas de cada)

Suporte Universal/Argola e Mufa

Funil de Vidro

Proveta de 50 ou 100 ml

Bastão de Vidro

Funil de Buchner

Kitassato

Tripé/Tela de Amianto

Sistema de Destilação Simples(Balão, Condensador, Unha, Mangueira, Esfera de Vidro)

Sistema de Aquecimento em Banho Maria

Cápsula de Porcelana

Bomba de Vácuo a Óleo

Pisseta

  1. Reagentes

Cloreto de Sódio

Parafina

Areia

Água Destilada

Métodos e Resultados

    O processo começa com a mistura em um béquer contendo 50ml de água destilada e algumas substancias tipo: areia, parafina e cloreto de Sódio. Após sua mistura era necessário separar a mistura heterogênea da homogênea através de uma filtração simples. Essa filtração é feita com um funil de vidro temperado e um papel de celulose pura. O material filtrado deve ser recolhido em outro béquer, essa substancia possui a mistura heterogênea.

    Com o resíduo solido que ficar dessa filtração é feita uma fusão fracionaria para separar os dois sólidos. Colocamos o resíduo solido numa cápsula de porcelana, onde a mesma será aquecida com os resíduos a 80°C com auxilio de um banho Maria. Após verificar a fusão de um dos sólidos presentes na mistura passe para a filtração a pressão reduzida. O material que esta em estado de fusão vai para um funil especial, chamado funil de Buchner, que permite que se acople a bomba de vácuo ou a uma trompa de vácuo. Esse funil de Buchner deve esta devidamente aquecido e acoplado a um kitassato de 250ml. Após a parafina passar pelo funil e sofrer queda de temperatura começa a retornar ao seu estado solido.

   Com a mistura homogênea recolhido na filtração deve destilar para ocorrer uma separação. O método usado foi a destilação simples onde a mistura é aquecida a 100°C em uma aparelhagem apropriada. Colocamos a mistura no balão e esperamos a temperatura chegar a 100°C a água liquida que havia na mistura evapora. Essa água em estado gasoso vai para condensador, onde volta ao estado liquido. Após alguns instantes pode-se notar que o sal que havia na mistura começa a aparecer. Vale notar também que quando a temperatura chega a 100°C uma gota de água fica na ponta do termômetro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (62.3 Kb)   docx (950.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com