TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DE AULAS DE LABORATÓRIO E BIOSSEGURANÇA NO LABORATÓRIO

Por:   •  3/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA

DISCIPLINA: MICROBIOLOGIA

PROFESSORA: Suzana Marinho Souto Lima.

ALUNA: Danila Ferreira

A IMPORTÂNCIA DE AULAS DE LABORATÓRIO E

BIOSSEGURANÇA NO LABORATÓRIO

        A constante busca para desenvolver trabalhos no laboratório de diversos cursos são fatores importantes para colocar em prática tudo o que se aprende na teoria. Hoje em dia a maioria dos estudantes de diversas instituições de ensino superior não tem essa cultura de procurar o laboratório para ajudar ao longo de sua formação e prepará-lo para a sua trajetória profissional.

        Os alunos têm grande dificuldade de assimilar os conteúdos abordados em sala de aula, as aulas na sua grande maioria são apenas teóricas; isso proporciona desentendimento e até mesmo desinteresse em relação a disciplina. Principalmente quando falamos de matérias que envolvem química que é uma ciência eminentemente experimental, daí a importância das aulas práticas. As aulas no laboratório proporcionam uma maior aproximação dos alunos com a disciplina.

        O uso do laboratório no ambiente educacional torna dimensões gigantescas e se torna de extrema valia aos professores que utilizam as atividades experimentais em suas aulas. O laboratório ajuda na interdisciplinaridade, já que permite desenvolver vários campos, testar e comprovar diversos conceitos, favorecendo a capacidade de abstração do aluno. Além disso, auxilia na resolução de situações – problema do cotidiano permite a construção de conhecimentos e a reflexão sobre diversos aspectos, levando-o fazer inter-relações. Isso o capacita a desenvolver as competências, as atitudes e os valores que proporcionam maior conhecimento e destaque no cenário sociocultural. Assim a necessidade de inserir novas tecnologias, mostrar a importância da alfabetização científica e tecnológica no processo de formação dos indivíduos, destacarem a associação entre as diferentes teorias e o ensino experimental torna tão fundamental o uso do laboratório.

        Em relação à biossegurança no laboratório, a experiência tem demonstrado a importância das precauções tomadas com as práticas, os procedimentos e as instalações dos níveis de biossegurança. Embora não exista nenhum tipo de relatório nacional que descreva as infecções associadas a laboratório, casos curiosos sugerem que uma rígida adesão a essas normas contribui para um meio de trabalho mais seguro e saudável para a equipe do laboratório, seus colaboradores e a comunidade ao redor. Cada laboratório deverá desenvolver ou adotar um manual de biossegurança ou de operações que identifique os riscos que podem ser encontrados e que especifique também as práticas e os procedimentos específicos para minimizar ou eliminar as exposições aos perigos. Os funcionários e alunos devem receber informações sobre os riscos especiais, devem ler e seguir todas as práticas e os procedimentos solicitados. A equipe, as práticas de segurança e as técnicas laboratoriais deverão ser complementares com um projeto apropriado das instalações e das características da arquitetura, do equipamento de segurança e das práticas de gerenciamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (80.7 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com