TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BACHARELADO EM QUÍMICA TERMODINÂMICA EXPERIMENTAL I

Por:   •  19/5/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.142 Palavras (9 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS

BACHARELADO EM QUÍMICA

TERMODINÂMICA EXPERIMENTAL I

 

 

 

 

 

ALANA JÉSSICA PANTOJA DOS SANTOS MONTEIRO

FELIPE AUGUSTO DA SILVA BEZERRA

JÉSSICA DE SOUZA VIANA

SAMARA COSTA ANCHIETA DE JESUS

STHEFANNY NUNES DE PINA

 

 

 

RELATÓRIO DA PRÁTICA Nº 2

DETERMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE VISCOSIDADE PELO VISCOSÍMETRO DE OSTWALD


BELÉM-PA

2019

ALANA JÉSSICA PANTOJA DOS SANTOS MONTEIRO

FELIPE AUGUSTO DA SILVA BEZERRA

JÉSSICA DE SOUZA VIANA

SAMARA COSTA ANCHIETA DE JESUS

STHEFANNY NUNES DE PINA

DETERMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE VISCOSIDADE PELO VISCOSÍMETRO DE OSTWALD


[pic 2][pic 3]

RESUMO

A importância da viscosidade nas mais diversas áreas científicas, industriais, biológicas e acadêmicas, é de vasta aplicabilidade, podendo ser bastante relevante em hospitais, como também em aulas didáticas, e pode ser compreendida de forma simples e eficaz, seja por um viscosímetro simples, de Ostwald, ou técnicas mais elaboradas. No presente trabalho foram analisadas as as viscosidades dos líquidos-problema (C3H6O, CH3OH e  CCl4) sendo em 25oC  respectivamente de  1,23cP, 2,9cP, 5,28cP. Já em 35oC verificou-se um decréscimo nos valores anteriormente citados; Os novos foram respectivamente 1,15cP, 2,69cP e 4,87cP. Todos os valores se mostraram acima do esperado, possivelmente ocorreram erros sistemáticos nos procedimentos e também aleatórios.

Palavras-chaves: Viscosidade, viscosímetro, temperatura, líquidos-problema.


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        REFERENCIAL TEÓRICO        5

3.        OBJETIVO        5

4.        METODOLOGIA        5

4.1    MATERIAIS E REAGENTES        5

4.2    PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL        6

5.        RESULTADOS E DISCUSSÕES        7

6.        CONCLUSÃO        9

REFERÊNCIAS        11

ANEXO        12

  1. INTRODUÇÃO

A viscosidade é a propriedade dos fluidos que corresponde ao transporte microscópio de quantidade de movimento por interação entre as moléculas do fluido, sendo assim a viscosidade de um fluido é inversamente proporcional a velocidade com que ele se movimenta. A viscosidade é uma medida da resistência interna de um fluido ao fluxo. Dessa forma, pode-se elencar alguns fatores que afetam a viscosidade de um fluido: natureza química (moléculas polares e apolares), tamanho e forma das moléculas e a temperatura (ALMEIDA,1995).

De acordo com Brunetti (2008, p. 4) pode-se entender  a viscosidade dos fluidos como   coesões entre moléculas e pelas interações entre elas. Com isso, sabe-se que no estado líquido as moléculas se encontram mais próximas umas das outras e para que esse líquido possa escoar tais moléculas precisam movimentar-se uma sobre as outras.

Em circunstâncias normais a viscosidade é mais perceptível nos líquidos do que nos gases, com isso, ela é comumente referida nos líquidos como “espessura”. A temperatura possui um efeito importante na medida da viscosidade de um fluido.  Nos líquidos, à medida com que a temperatura aumenta a sua viscosidade diminui, por conta do grau de agitação de suas moléculas, por exemplo, o mel quando é aquecido; haja vista que as moléculas se moverão mais, logo é esse movimento será facilitado e sua resistência ao fluxo diminuirá (ABREU, 2017).

Mediante a isso, o conhecimento dessa propriedade dos líquidos possui maior consideração no estudo dos escoamentos por causa da sua resistência ao cisalhamento, o que pode dificultar o seu fluxo em tubulações, cavidade de moldes, etc (BUIOCHI, 2003).

Dessa forma, considera-se relevante investigar as propriedades e o comportamento mecânico dos líquidos em questão (acetona, água, tetracloreto de carbono e metanol).

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

Segundo Franco Brunetti (2008, p. 4) “a lei de Newton da viscosidade impõe uma proporcionalidade entre a tensão de cisalhamento e o gradiente da velocidade”. Essa grandeza µ, é uma propriedade de cada fluído e de suas condições, como por exemplo, a pressão e, principalmente a temperatura.  A viscosidade, portanto, não é uma propriedade observável num fluído em repouso, pois, qualquer que seja a força tangencial, ele se deforma. (FRANCO BRUNETTI, 2008, p. 4).

O viscosímetro de Ostwald (Figura 1) permite uma determinação simples do coeficiente de viscosidade a partir de um padrão. Neste caso as medidas de viscosidade são feitas por comparação entre o tempo na vazão de um fluido de viscosidade conhecida, geralmente água, e o de um fluido de viscosidade desconhecida, uma vez que uma medida absoluta do coeficiente de viscosidade é difícil. A partir da equação (1), pode-se chegar a:

[pic 4] 

((01)

onde d1 e d2 são as densidades dos fluidos conhecido e desconhecido, respectivamente, e t1 e t2 são os tempos gastos para que se escoem volumes iguais (BUENO, 1980).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (676 Kb)   docx (685.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com