TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BIOQUÍMICA

Por:   •  17/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  672 Palavras (3 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 3

São João Sergipano: Curiosidades químicas a respeito dos tradicionais pratos juninos.

Alessandra Chagas1 (IC), Tatiana Kubota1 (PQ), Lenalda Dias dos Santos1 (PQ) e Márcia V. G. de Araújo1* (PQ). araujomvg@gmail.com

1. Faculdade Pio Décimo. Laboratório de Síntese de Polímeros Derivados de Carboidratos - CARBOPOL. Av. Presidente Trancredo Neves, 5655, Jabotiana, Aracaju-SE, 49095000

Área: Educação química

Palavras Chave: carboidrato, proteínas, lipídeos, contextualização

Introdução

O ensino de química, ainda hoje, é um desafio para muitos professores e alunos, devido à insatisfação de muitos docentes, por não conseguirem atingir certos objetivos educacionais propostos, aliada a desmotivação entre os estudantes, que consideram a química difícil e que exige memorização.

De acordo com Siqueira1, esse decorar de fórmulas e conceitos, que acabam sendo esquecidos em um curto espaço de tempo, esta associado a falta de compreensão daquilo que se lê e a aprendizagem se torna cada vez mais difícil.

A utilização de um ensino de química contextualizado, é uma alternativa que pode ser utilizada, uma vez que, facilita o processo de ensino-aprendizagem, pois relaciona o cotidiano dos alunos com os temas abordados em sala de aula, aproximando o aluno do conhecimento.

O nordeste brasileiro possui o tradicional festejo junino, onde várias cidades arrastam milhões de pessoas nos grandes arraiás. No estado de Sergipe ocorre um espetáculo variado de expressões, cores, gestos e sabores que contagia e encanta os mais variados públicos.

As comidas típicas desse período são conhecidas por serem calóricas e de elevado teor nutritivo, sendo um excelente tema para o ensino de química contextualizado. Nesse sentido, neste trabalho foi proposto fazer a relação das seguintes comidas típicas com a química: pão de Santo Antônio – carboidratos, munguzá – lipídeos e ovo (bolo de milho) - proteínas e dessa maneira proporcionar um ensino de química contextualizado, voltado para o cotidiano do aluno, uma vez que, os alimentos dos festejos juninos fazem parte da realidade de muitos alunos.

Resultados e Discussão

O conteúdo referente a bioquímica é abordado no 3º ano do ensino médio, desta forma, este trabalho foi aplicado a esta série no Instituto Federal de Sergipe, no munícipio de Aracaju-SE.

Inicialmente foi realizada uma explanação sobre os santos juninos, o alimento que estava relacionado e sua associação com o conteúdo químico (Santo Antônio - carboidrato, São João - lipídeos, São Pedro - proteínas). Posteriormente foi aplicado um questionário e solicitado que os alunos dissertassem sobre assunto abordado, além disso foi reservado um tempo para debater sobre as diferentes opiniões a respeito das comidas típicas e a sua relação com a química.

Na análise das respostas obtidas foi verificado que a maioria dos alunos não sabiam a origem dos festejos juninos, todavia conseguiram relacionar o conteúdo químico nos alimentos típicos que são consumidos durante essa época de festas.

Quando foi solicitado que os alunos definissem os carboidratos, lipídeos e proteínas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (48 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com