TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Berebéri. tiamina

Tese: Berebéri. tiamina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/12/2013  •  Tese  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 2

Beribéri

O QUE É BERIBÉRI?

Beriberi é uma condição patológica em que há uma deficiência de tiamina no corpo. Tiamina, conhecida como vitamina B1, é essencial para a quebra de energia pelo metabolismo de carboidratos, que é a principal fonte de energia do corpo. Essa deficiência deixa o corpo fraco. Assim, o significado literal de beribéri, não posso, não posso, é auto-explicativo. A manifestação clínica da doença envolve mais do que um sistema do corpo embora principalmente envolve o sistema nervoso e do sistema cardiovascular. No entanto, é surpreendente que a deficiência de apenas uma vitamina poderia criar tal grande variedade de sintomas, mas que poderia ser possível que a tiamina é um co-factor em muitos das reações enzimáticas ainda não compreendidas.

TIAMINA:

Tiamina, ou de vitamina B1, a vitamina solúvel em água e susceptível de calor que é necessária para o metabolismo de hidratos de carbono. É necessário para a sobrevivência dos vertebrados e alguns microrganismos.

FONTES DE TIAMINA:

A principal fonte de tiamina para o corpo é através de canais alimentares. Tiamina ocorre naturalmente nos cereais não-refinados e alimentos frescos, legumes, cereais, carnes frescas, vegetais verdes, frutas e leite

A doença foi frequentemente encontrada nos países asiáticos, especialmente antes do século 19, devido à utilização de arroz polido e comida grampeado na região. Assim, a deficiência de tiamina na dieta pode ser causada pela ingestão nutricional geral fraco, por costumes dietéticos que são dependentes de produtos alimentares que têm quantidade inadequada de tiamina, ou o consumo de produtos que contenham tais tiaminase que é uma enzima que metaboliza a tiamina e encurtando o tempo habitual corpo para a sua função, ou compostos antithiamine. Alcoolismo também resulta em deficiência, pois diminui a absorção de tiamina no corpo. Daí indivíduos com má nutrição e alcoolismo são particularmente de alto risco para o desenvolvimento do beribéri.

TIPOS :

Existem dois tipos de beribéri.

1 - beribéri úmido

que afeta principalmente o sistema cardiovascular. O alvo principal é o coração e os vasos capilares. O resultado é um edema dos tecidos periféricos.

2 - Beribéri seco

que afeta principalmente o sistema nervoso. Neste tipo os nervos danificados causa paralisia parcial e desperdício. É também conhecido como neurite endémica.

Sintomas:

Beribéri úmido:

EdemaWaxy skinTachycardiaPallorVomiting

Beribéri seco:

Musculares weaknessLoss wastingMuscle de reflexos do tornozelo e joelho

TRATAMENTO:

O tratamento de escolha em Beribéri é o cloridrato de tiamina. Este regime de tratamento não tem efeitos colaterais, exceto uma ligeira irritação. Outros derivados de tiamina também podem ser utilizados, que são pouco solúveis em água e têm uma maior concentração no sangue do que a tiamina si. Eles podem ser administrados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com