TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Boas Práticas de Laboratório

Por:   •  26/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  279 Palavras (2 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 2

TRABALHO BPL- Gustavo Antônio Pereira

Questão 1- O que são EPIs e EPCs ?

EPI diz respeito aos equipamentos de proteção individual, enquanto o EPC define os equipamentos de proteção coletiva. Esses dispositivos eliminam ou minimizam os riscos e a exposição associados à determinada atividade, seja de forma individual ou coletiva.

Questão 2- Responder quais são os EPIs utilizados nas empresas químicas e quais as funções de cada um destes EPIs para os funcionários.

Muito comum ser usado o Creme protetor, pois alguns produtos químicos podem causar sérios danos quando em contato direto coma pele;

Luvas de Segurança vem junto já para proteger a mão do usuário, ou seja, também não causar danos a pele;

Calçados de segurança também ajudam para com os riscos atrelados ao ambiente, por exemplo, solo úmido e escorregadio, queda de objetos, temperaturas extremas, etc.;

Óculos e protetor facial: não menos importante, são indispensáveis para qualquer atividade que utilize produtos químicos. Isso porque servem de proteção visual contra respingos ou partículas que podem atingir os olhos.

Questão 3- Quais são as penalidades do não uso dos EPIs na indústria? É obrigatório o uso dos EPIs?

Se a indústria não fazer o uso dos EPIs, segundo a lei, ela pode ser interditada se a fiscalização os encontrar trabalhando sem a proteção em um ambiente de risco.

A determinação do valor a ser pago no caso de multa é feita por laudo pericial, na qual é analisada a gravidade da situação. A empresa poderá, ainda, sofrer processo civil e/ou trabalhista.

Quando for um funcionário quem deixa de utilizar a proteção, o seu empregador pode aplicar procedimentos disciplinares (como advertência seguida de suspensão ao reincidir) e até demiti-lo por justa causa.

Portanto, o uso de EPI é sim obrigatório.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (22.7 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com