TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CINÉTICA QUÍMICA E OS FATORES QUE ALTERAM A VELOCIDADE DAS REAÇÕES QUÍMICAS

Por:   •  31/10/2016  •  Resenha  •  292 Palavras (2 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 2

CINÉTICA QUÍMICA E OS FATORES QUE ALTERAM A VELOCIDADE DAS REAÇÕES QUÍMICAS

A cinética química é a área que estuda a velocidade que as reações ocorrem, bem como os fatores que influenciam nessas velocidades. Tais fatores são: Superfície de contato, concentração, temperatura e presença de um catalisador. (DIAS, s.d.)

A velocidade média de uma reação é a relação entre a variação da concentração pela variação do tempo, ou seja, é a relação entre a quantidade de um reagente que é consumido (ou produto que é produzido) e o intervalo de tempo gasto. Dada pela seguinte fórmula:

Velocidade média= (Variação da concentração)/(Variação do tempo)ou Vm= ([final]-[inicial])/(T(final)-T(inicial))

As quantidades são expressas em mol/L, massas e volumes enquanto o intervalo de tempo é representado por segundos, minutos e horas. (ROBERTO, 2011)

Segundo André (s.d.), a temperatura influencia diretamente na velocidade das reações, pois o aumento de temperatura ocasiona aumento de agitação das moléculas resultando em maior energia cinética. Quanto maior a concentração dos reagentes, maior será a velocidade das reações devido ao maior número de moléculas reagindo.

Os catalisadores são substâncias que aumentam a velocidade que uma reação tende a ocorrer sem serem consumidos por ela, estes diminuem a energia de ativação aumentando assim a velocidade das reações.

A superfície de contato é o maior estado de subdivisão do reagente sólido, com isso, quanto maior for à superfície de contato maior será o número de colisões, logo, maior será a velocidade das reações. Desse modo, a superfície de contato está diretamente ligada à velocidade da reação. (FRANCO, s.d.)

DIAS, Fabio R. C. Cinética química. Disponível em <http://www.rumoaoita.com/site/attachments/443_Cin%C3%A9tica%20Qu%C3%ADmica.pdf> Acesso em 13 de setembro de 2016.

FRANCO, André S. Cinética Química. Disponível em <http://www.eoquimica.com/file/37/resumo_cinetica_quimica.pdf.> Acesso em 13 de setembro de 2016.

ROBERTO, Agamenon. Cinética Química. Disponível em <http://www.agamenonquimica.com/docs/teoria/fisico/cinetica.pdf> Acesso em 13 de setembro de 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (54.3 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com