TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONFIGURAÇÃO ELETRÔNICA E PERIODICIDADE

Por:   •  7/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.176 Palavras (5 Páginas)  •  812 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CONFIGURAÇÃO ELETRÔNICA E PERIODICIDADE

DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL

PROFESSORA: RAFAELA LANDEIRO

TURMA: 3118

ALUNO: RICARDO LUIZ CIRNE GOMES

1 - INTRODUÇÃO

         

    O teste de chama é uma forma que procura identificar elementos químicos a partir da coloração emitida em uma chama. Este relatório tem como o propósito de observar a coloração formada por cada elemento químico proposto. Quando o composto a ser estudado é submetido ao aquecimento, em uma chama, os íons presentes no metal começarão a emitir luz. Baseado no espectro de emissão do elemento, o composto irá modificar a cor da chama para uma cor característica, no experimento foram utilizados amostras de  cloreto de bário, cloreto cálcio, sulfato de cobre e cloreto de sódio sendo verificados suas colorações.

         

    No experimento reatividade dos metais: reatividade com ácidos tem o propósito  principal observar a ocorrência de reações de deslocamento de elétrons entre ácidos e substâncias metálicas, onde foi comparada a reatividade entre os metais e foram observadas as alterações nas características físicas entre os elementos antes e após o desenvolvimento do experimento foi utilizado nesse experimento aparas de zinco, ferro e cobre.

2 - OBJETIVOS

    A experiência tem o propósito de observar a cor da chama associada a presença elementos químicos metálicos constantes em sais. Identificar esses elementos pelo teste de chama. Estudar a reatividade dos metais, verificando a ocorrência ou não da reação proposta nos experimentos.

3 - MATERIAIS  

   Foi utilizado para essa experiência os seguintes materiais:

Bico de Bunsem

Alça de Platina

Vidro de Relógio

Becher

Conta Gotas

Tubos de Ensaio

Estante

3.1 - REAGENTES

     Foi utilizado para essa experiência os seguintes reagentes:

 HCl

Cloreto de Bário

Cloreto de Cálcio

Sulfato de Cobre

Cloreto de Sódio

3.2 - PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

3.2.1- TESTE DE CHAMA

1 - Etapa : Utilizando um vidro de relógio, coloca uma pequena  porção dos seguintes sais: cloreto de bário, cloreto de cálcio, Sulfato de cobre e cloreto de sódio.

2 - Etapa: Processo de descontaminação, ascender o bico de Bunsen, aqueça a argola metálica do fio no cone superior da chama do bico de Bunsen, se apresentar coloração, é porque a argola está suja. Se assim for,mergulhe a mesma na solução de HCl concentrado, e leve de novo à chama. Havendo necessidade, repita o procedimento até não haver coloração.

3 - Etapa: Após o procedimento de descontaminação, utilizando a alça de platina mergulhamos a argola no cloreto de bário e  depois levamos para a chama observando a cor e registrando.

4 - Etapa: Após o procedimento de descontaminação, utilizando a alça de platina mergulhamos a argola no cloreto de cálcio e depois levamos para a chama observando a cor e registrando.

5 - Etapa: Após o procedimento de descontaminação, utilizando a alça de platina mergulhamos a argola no sulfato de cobre e depois levamos para a chama observando a cor e registrando.

6 - Etapa: Após o procedimento de descontaminação, utilizando a alça de platina mergulhamos a argola no cloreto de sódio e depois levamos para a chama observando a cor e registrando.

3.2.2 - REATIVIDADE DOS METAIS:  REAÇÃO DE METAIS COM ÁCIDOS

1 - Etapa : Utilizando  3 tubos de ensaio adicione na proporção  HCl 10%  até 1/3 do volume de cada um.

2 - Etapa : Adicionar em um tubo de ensaio aparas de zinco, em outro tubo de ensaio ferro e no último tubo de ensaio cobre.

 3 - Etapa : Observar  e registrar as reações.

4 - RESULTADOS E DISCUSSÃO:

4.1 - TESTE DE CHAMA

    No teste de chama feito com  cloreto de bário, cloreto de cálcio, sulfato de cobre e cloreto de sódio  pode-se comprovar a origem das cores e associá-las com a presença de metais nos sais testados com estrutura eletrônica dos átomos. Com a energia liberada na combustão, os elétrons externos dos átomos dos metais são promovidos a estados excitados e, ao retornarem ao seu estado eletrônico iniciais, liberam a energia excedente na forma de luz. A cor, comprimento de onda, da luz depende da estrutura eletrônica do átomo.

Tabela 4.1.1  Resultados  do teste de chamas

AMOSTRAS

COR DA CHAMA

Cloreto de Bário   ( BaCl2 )

 Verde Limão

Cloreto de Cálcio  ( CaCl2 )

 Vermelho Tijolo

Sulfato de Cobre   ( CuSO4 )

Verde

Cloreto de Sódio   ( NaCl )

Amarelo

[pic 2]

Fig. 01- Amostras de cloreto de bário, cloreto de cálcio, sulfato de cobre e cloreto de sódio

[pic 3]      [pic 4]      [pic 5]         [pic 6]

Fig.02 - cloreto de bário    Fig.03 - cloreto de cálcio       Fig.04 - sulfato de cobre        Fig.05 cloreto de sódio

4.2 - REATIVIDADE DOS METAIS:  REAÇÃO DE METAIS COM ÁCIDOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (247.4 Kb)   docx (1.8 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com