TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Periodicidade

Resenha: Periodicidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  Resenha  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 2

Todas as ligações iônicas têm algum caráter covalente. Para ver como o caráter covalente pode se manifestar, consideremos um ânion monoatômico (Cl-) próximo a um cátion (K+). Como as cargas positivas do cátion atraem os elétrons do ânion, a nuvem esférica do ânion distorce-se na direção do cátion. Podemos entender essa distorção como uma tendência do par de elétrons de deslocar-se para a região entre os núcleos e formar uma ligação covalente. As ligações iônicas adquirem progressivamente maior caráter covalente quando a distorção da nuvem eletrônica do ânion aumenta.

Os átomos e íons que se distorcem facilmente são chamados de muito polarizáveis. Pode-se esperar que um ânion seja muito polarizável se ele for volumoso, como o íon iodeto, I-.

Os átomos e íons capazes de provocar grandes distorções na nuvem eletrônica de seus vizinhos têm alto poder de polarização. Um cátion pode ter um alto poder de polarização se ele é pequeno e tem número elevado de cargas, com o Ag+.

A ligação química dos compostos formados por cátions e ânions muito polarizáveis tem forte caráter covalente.

Sendo assim, a coloração dos compostos está diretamente associada ao grau de caráter covalente da ligação. À medida que a ligação entre um metal e um ametal apresenta maior caráter covalente, menos energia é necessária para produzir uma transferência de carga. Isso significa que se necessita de luz de menor freqüência (maior comprimento de onda) e a banda de absorção desloca-se da região ultravioleta para a extremidade violeta e azul do espectro visível.

O tubo de ensaio com cloreto de potássio formou um precipitado de cor branca perolada. Isso foi devido à reação de dupla-troca que resultou na formação do Cloreto de prata, conforme a equação 1:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com