TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEÚDO DA DIFUSÃO

Projeto de pesquisa: CONTEÚDO DA DIFUSÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.612 Palavras (11 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1.SOLDAGEM POR DIFUSÃO 2

1.1 VANTAGENS DO PROCESSO DE SOLDAGEM POR DIFUSÃO 4

1.2 MATERIAIS BASES 4

2. SOLDAGEM POR EXPLOSÃO 5

2.1 PRINCIPIO DO PROCESSO 5

2.2 DETONAÇÃO DO EXPLOSIVO 6

2.3 COLISÕES, JATO E SOLDAGEM 7

3 SOLDAGEM POR LAMINAÇÃO 9

4 SOLDAGEM A FRIO 11

5 SOLDAGEM POR ULTRASOM 12

1. SOLDAGEM POR DIFUSÃO

A soldagem por difusão é um processo de união no estado sólido que produz a solda pela aplicação de pressão a elevada temperatura sem a deformação macroscópica das peças. Um metal de adição pode ser adicionado entre as superfícies da junta. A soldagem por difusão é um processo especializado de soldagem de aplicação restrita quando se deseja evitar problemas metalúrgicos associados com a soldagem por fusão, fabricar componentes de dimensões e forma próximas das desejadas no produto final e produzir peças espessas com propriedades uniformes ao longo da espessura. O processo só é economicamente viável quando materiais especiais e de elevado custo são utilizados ou quando existe uma grande exigência quanto às dimensões da peça soldada.

O processo de Soldagem por difusão é utilizado para unir materiais: iguais, com composição química semelhante ou dissimilares, predominantemente os metálicos. O processo foi desenvolvido originalmente para ser aplicado na construção de peças para a indústria aeronáutica e espacial, hoje outras áreas já fazem uso desta tecnologia. Preferencialmente este processo é aplicado onde a união, através dos processos de Soldagem convencionais destaca-se os processos por fusão a arco elétrico, não seria possível.

Como exemplo pode-se destacar a Soldagem de secções transversais com revestimentos anticorrosivos, ou a união de materiais diferentes os quais seriam incompatíveis metalurgicamente como o aço e o alumínio. A Soldagem com por este processo, confere alta qualidade à junta podendo alcançar aproximadamente os valores de resistência mecânica do material de base.

Figura 01 – Processos de união

• (a) Colocam-se as peças em contato, atentar para a rugosidade superficial, pois vários pontos não estão em contato.

• (b) Uma certa pressão e elevação temperatura são aplicadas a superfície, provocando deformações plásticas, a área de contato aumenta.

• (c) O tempo de permanência na temperatura e pressão, que podem estar aliadas á uma atmosfera protetora, favorece a difusão atômica entre as superfícies.

• (d) Estágio final onde praticamente são eliminadas todas as descontinuidades encontradas no processo inicial, e soldagem é completado.

Neste processo de Soldagem que se caracteriza por ser feita no estado sólido, as temperaturas de processo ficam abaixo da linha de Solidus ou acima da temperatura de recristalização da liga, na média em 0,7 . Ts (em Kelvin).

A temperatura que junto com a pressão, é a variável que mais afeta o processo de Soldagem, promove um rompimento das camadas de óxido, promovendo uma interferência na estrutura cristalina do material, contribuindo para uma orientação favorável dos íons que é necessário para a difusão.

As temperaturas podem atingir 1000 ºC ou mais favorecendo a ligação entre inoxidáveis ou refratários.

Uma temperatura de processo alta demais leva ao aumento do grão e, por conseguinte, à queda da resistência. O processo de geração do calor é feito por energia elétrica que pode ser na forma de: indução, resistência ou alta frequência.

A pressão de soldagem, que pode ser aplicada pelos processos hidráulicos, pneumáticos ou mesmo mecanicamente, gira em torno de 1 até 30 N/m2. Em conjunto com o calor serve para provocar uma deformação plástica nas superfícies rugosas. Após esta fase o contato das superfícies aumenta, possibilitando a união do material O tempo de Soldagem pode variar desde 10 minutos até várias horas. Existe uma relação inversa entre o tempo e temperatura, ao aumentar a temperatura de soldagem diminui-se o tempo de soldagem, e vice-versa. As exigências quanto ao estado de superfície na união, no que diz respeito a qualidade da superfície (Rt = 1 até 6 *m), são desvantagens do processo. A limpeza das superfícies de união, após uma usinagem fina, é feita por decapagem química. Gorduras e óleos são removidos com álcool, acetona ou tricloroetileno, com ação de ultrassom. Para a Soldagem de materiais metálicos, pode-se usar vácuo como atmosfera de proteção, a qual deve ser mantida durante o processo de união, de baixa á média de 10-3 até 10-6 Torr. Além do vácuo, pode se trabalhar também com gás de proteção, argônio ou hélio, ou em banho de sal (BaCl2).

1.1 Vantagens do processo de soldagem por difusão

A principal vantagem pelo processo por difusão constitui pelo fato:

• Não modificar o estado do material;

• Montagens de grandes superfícies;

• Menores deformações quando comparados a solda por fusão;

• Montagens complexas, próximo ao estágio final;

• Juntas múltiplas em uma só operação;

• União de metais e materiais considerados não soldáveis ou de difícil soldabilidade por fusão ( cerâmicas, ligas refratárias ).

1.2 Materiais base

A grande maioria dos metais podem ser soldados por este processo, algumas combinações estão indicadas na Tabela (01).

Tabela 01 – combinações dos materiais

2. SOLDAGEM POR EXPLOSÃO

A soldagem por explosão é um processo que utiliza a energia de detonação de um explosivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com