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CORRIENTE POSITIVA

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Por:   •  9/4/2014  •  Seminário  •  661 Palavras (3 Páginas)  •  275 Visualizações

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3. CORRENTE POSITIVISTA

O positivismo é a corrente filosófica criada por Augusto Comte. Para o positivismo o único conhecimento válido é o cientifico; o único método válido para adquiri-lo é o das ciências naturais, que consiste no encontro das leis casuais e em seu controle sobre os fatos, este também deve ser aplicado ao estudo da sociedade, ou seja, a Sociologia.

O positivismo estabeleceu distinção muito clara entre valor e fato. Os fatos eram objeto da ciência. Os valores, como não eram “dados brutos” apenas expressões culturais, ficavam fora do interesse do pesquisador positivista, pois nunca poderiam construir-se num conhecimento científico.

Partindo da ideia de que o conhecimento é aquilo que pode ser testado empiricamente, os positivistas acreditavam que não podia existir qualquer tipo de conhecimento elaborado apriori.

Comte acreditava ser possível observar a vida social por meio de um modelo científico, interpretando a história da humanidade, e a partir daí, criar um processo permanente de melhoria e evolução.

O objetivo da ciência para Comte é a pesquisa das leis, por causa do fato de que "apenas o conhecimento das leis dos fenômenos [...] pode evidentemente levar-nos na vida ativa a modificá-los para a nossa vantagem"(REALE;ANTISERI;2003.p.290).

A ligação do positivismo com o Serviço Social está no fato do método positivista permitir estudar as condições da evolução da sociedade e por meio deste resolver os problemas humanos e sociais.

4 CORRENTE FENOMENOLOGICA

Tem como objetivo de estudo, o próprio fenômeno, ou seja, as coisas em si mesmas e não o que é dito sobre ela. O homem é visto, segundo a Fenomenologia, como ser individual, e único capaz de construir-se.

A fenomenologia trouxe ao Serviço Social uma nova compreensão, um novo olhar sobre os aspectos tradicionais da profissão.

Netto(2010) afirma que acontece um deslocamento do pensamento antes positivista para uma abordagem fenomenológica. "ao pensamento casual" quer substituir-se " um pensamento não casual", o fenomenológico, cujo quadro de referência não é a explicação, mas a compreensão.

A Fenomenologia não apresenta uma resposta para os problemas sociais nem para os problemas humanos, mas considera que a solução dos problemas está na pratica, valorizando a intersubjetividade das consciências.

Pautada em uma atitude fenomenológica o Assistente Social reconhece que cada caso é um caso, e que a Fenomenologia pode ser o caminho que nos possibilita entender antes de julgar ou explicar; que nos ajuda a acolher o outro e com ele buscar a solução da situação problema.

A corrente fenomenológica pode ser vista como um novo método que trouxe realmente uma reatualização ao modo de atuação do Serviço Social.

5 DIALÉTICA

Originalmente dialética é a arte do diálogo, da contraposição de ideias que levam a outras ideias.

O conceito de dialética, porém, é utilizado por diferentes doutrinas filosóficas e, de acordo com cada uma, assume um significado distinto.

Para Platão

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